O número de motoristas flagrados sob efeito de álcool no primeiro semestre deste ano em Caxias do Sul aumentou 48,4% em relação ao mesmo período de 2017. Ao todo, foram 478 autuações de janeiro até o último mês, contra 322 nos primeiros seis meses do ano passado.
Os números se referem aos motoristas que foram flagrados no teste do bafômetro ou que se recusaram a soprar o equipamento. De acordo com a Secretaria de Trânsito, o índice deste ano representa 9,6% das 4.977 abordagens. No ano passado, a quantidade de embriagados representava 8,2% do total de pessoas fiscalizadas, que foi menor: 3.884.
O levantamento aponta também que a quantidade de álcool consumida pelos motoristas autuados está maior. No primeiro semestre deste ano, 45 pessoas foram presas em flagrante por igualar ou superar o índice de 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. A partir desta marca, o condutor responde a processo por crime de trânsito, além de pagar multa. Já no mesmo período de 2017, o número de prisões em flagrante foi de 21.
— Enquanto houver motoristas dirigindo sob efeito de álcool, as operações de Balada Segura continuarão existindo. Não vamos descansar — garante o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares.
Leia também
Preso suspeito de ter estuprado estudante em Caxias
Assaltos a ônibus em Caxias do Sul caem quase 40% no primeiro semestre
Instituto Leonardo Murialdo exclui padre investigado por pornografia infantil
Bancos fecham às 13h nesta sexta-feira
Campanha para prevenir o consumo de bebidas na adolescência começa na próxima semana, em Caxias