A avenida Rio Branco no bairro Ana Rech, em Caxias do Sul, deve receber a partir de agosto obras para a implantação de uma ciclovia. O projeto está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e prevê uma faixa exclusiva para ciclistas de cerca de 1,7 km de extensão, ligando o centro de Ana Rech à empresa Marcopolo.
A faixa ficará no lado direito da rodovia, no acostamento do sentido BR-116 - bairro, entre a Rua Geraldo José Basso e a Avenida Orestes Albes, próximo ao centro do bairro. As obras serão realizadas pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e custeadas com recursos vindos do pagamento de multas de trânsito aplicadas pela Fiscalização de Trânsito. Porém, conforme o secretário Cristiano de Abreu Soares, a pasta ainda não tem uma estimativa de quanto custará a implantação.
Conforme Soares a ciclovia terá uma faixa de dois metros sinalizada em vermelho e circulação nos dois sentidos. O trecho será separado da rodovia por meio de tachões e placas devem orientar os motoristas quanto ao espaço e o limite de velocidade para carros, que permanece em 40 km/h no trecho.
Segundo o secretário não haverá mudanças no trânsito, mas será implantada sinalização indicando o fluxo de bicicletas nas proximidades dos cruzamentos.
Questionado sobre planos de implantação de ciclovias em outras áreas da cidade, o secretário disse que esse tipo de discussão já existe internamente na secretaria, mas ainda não se tem uma definição sobre o assunto.