Quando o despertador tocou, Milena Remus Caregnato demorou alguns segundos para lembrar por que estava acordando cedo em pleno domingo, ainda mais um domingo com temperaturas tão baixas. Logo, imagens da noite anterior invadiram a memória e a jovem ganhou um gás para pular da cama logo: ela agora era princesa da Festa da Uva 2019 e já havia compromissos a cumprir no seu primeiro à frente do "cargo".
Leia mais:
Veja o vestido do trio de soberanas e de cada uma das embaixatrizes da Festa da Uva
Comunidade de Forqueta faz festa para receber a nova rainha da Festa da Uva, Maiara Perottoni
Saiba quais foram as torcidas vencedoras no evento de escolha da Festa da Uva
"Quero estar aqui na Festa da Uva de 2019", diz Thiago Lacerda em passagem por Caxias
Os dois lados da coroa: histórias de quem perdeu e ganhou o concurso de rainha da Festa da Uva
De frente para o espelho do quarto cheio de fotos espalhadas pelas paredes, no entanto, Milena era ainda a mesma guria que viu a infância passar na tranquilidade das calçadas do bairro Desvio Rizzo, que fez muitos amigos nos corredores do colégio São Carlos, que ganhou maturidade indo estudar Piscologia no exterior — em Portugal —, mas que ainda ama ajudar as nonas a fechar agnoline na comunidade de São Marcos da Linha Feijó. Repousada logo ali ao lado do espelho, uma coroa a lembrava da desafiante jornada que se inicia a partir deste domingo. Afinal, além de divulgar a maior festa da cidade onde nasceu, o papel assumido por Milena também ocupa um espaço de representação feminina. E isso deve ser valorizado.
— Quero mostrar a garra e a determinação da mulher, ainda mais numa edição como esta, na qual temos uma mulher à frente da Festa da Uva e 11 mulheres na comissão social, o que é só um exemplo da nossa força — comemorou ela, que forma o trio de soberanas da Festa da Uva 2019 ao lado da também princesa Viviane Piamolini Gaelzer e da rainha Maiara Perottoni.
Ainda processando a conquista recente, Milena anima-se ao contar sobre a vó de 95 anos que fez questão de participar de sua torcida na fria noite anterior, cita a tataravó (que veio da região do Vêneto, na Itália) como inspiração para a criação de seu vestido e conta sobre a parceria da irmã em todo o pré-concurso. Para quem escuta, fica fácil de perceber uma forte conexão entre as mulheres da família.
— Ela é o meu maior exemplo. Em tudo — resume a irmã, Marina, de 19 anos.
Já a mãe, Sueli, tomada em euforia, se dá conta de que os momentos de emoção pela conquista da filha serão inúmeros daqui para frente.
— Nossa, pensar que no próximo desfile eu vou estar (na plateia) dando tchau para minha própria filha é muito emocionante — suspira.
Durante o primeiro café da manhã como princesa — saboreado ainda ao lado do pai, Gilmar, e do bem-humorado tio Geraldo — Milena comenta sobre as inúmeras mensagens que chegaram via celular e que ela não conseguiu responder porque quer dar a "atenção devida a cada uma". Falando em mensagem, a princesa lembra que, na última segunda-feira, a maior parte das congratulações que recebeu por conta de seu aniversário de 25 anos vieram com uma espécie de premonição:
— Todo mundo me dizia "o teu presente de verdade vai vir no sábado". E veio mesmo!
Falante e bem articulada, Milena abre o sorriso toda vez que fala sobre alguma de suas paixões. E são muitas: desde a cachorra de estimação (Maia), até à família, a cidade, as amigas embaixatrizes, o povo do interior, a festa... De alguma maneira, é em nome de todos eles que a jovem inicia seus planos como princesa.
— Pretendo divulgar a cidade em todos os cantos possíveis. Que a gente (o trio de soberanas) consiga tocar as pessoas para que venham a Caxias, mas que as pessoas percebam que a cidade não é só a Festa da Uva, que aqui tem muita coisa bonita para se ver. Que a gente consiga resgatar a presença do agricultor. A participação da comunidade também é muito importante, é ela a responsável por manter viva a festa. Que na edição de 2019 todos possam reconhecer suas origens de uma Caxias que, hoje, tem somente cerca de 30% de sua população formada por descendentes de italianos — projeta Milena, que representou a Perfil Imóveis no concurso de escolha das soberanas.
A curto prazo, no entanto, os planos da princesa são bem menos audaciosos. Neste domingo, Milena iria até Santa Tereza, onde vivem os avós maternos, para comemorar a conquista do título.
— Estamos tentando reunir todos os Remus e os Caregnato para o almoço, imagina a quantidade de gringo. Vai ser uma festa — brincou.