A partir desta sexta-feira, a comunidade de Criúva, distrito de Caxias do Sul, comemora a tradicional Festa do Divino Espírito Santo. A organização espera que até o dia 20 de maio, quando encerra o evento, cerca de 20 mil pessoas passem pelo distrito.
Herança da cultura portuguesa, a festa passou por um período de pouca mobilização no distrito. A partir da década de 70, o evento voltou a ter maior engajamento. A cada ano, alguns meses antes da programação, festeiros e músicos visitam casas, empresas, prefeituras e Câmaras de Vereadores com a Bandeira do Divino para divulgar a festa.
Conforme o presidente da equipe administrativa da paróquia do distrito, Valdemir Biasuz, a equipe começou a divulgação deste ano ainda em janeiro. Além das celebrações religiosas, jantares e bailes, ele destaca a rifa do queijo. A peça pesa 150 quilos e foi feita pela comunidade. Os números começaram a ser vendidos ainda no início do ano e os sorteio será no início do mês. Durante a festa, o queijo fica exposto na entrada do salão paroquial.
Nesta sexta-feira (11), a programação é oficialmente aberta às 18h30min com o levantamento do mastro e o hasteamento da Bandeira do Divino em frente à Igreja Matriz. Às 19h30min, ocorre a novena e, depois, o jantar seguido de baile.
Ao longo da semana, a programação religiosa começa às 19h30min. Logo em seguida, tem festa no salão. Todos os jantares custam R$ 30. Alguns bailes têm cobrança de ingresso separada. Apenas no dia 20 haverá programação diurna.
Informações sobre ingressos podem ser obtidas junto à subprefeitura de Criúva pelo telefone (54) 3267.8010.
Vila Seca
Outro distrito caxiense que organiza a Festa do Divino é Vila Seca. A programação principal encerrou no último domingo, mas no final de semana que vem, no sábado (19), tem programação para crianças e, no dia 27, missa, entrega dos prêmios da rifa e almoço.