Dezenas de manifestantes ocuparam a Praça Dante Alighieri na tarde deste sábado em Caxias do Sul para protestar contra a morte de Marielle Franco, vereadora do PSOL no Rio de Janeiro, assassinada na noite de quarta-feira.
Os participantes escreveram placas com a foto da vereadora e a frase Marielle vive, além de outros tipos de manifestações simbólicas. O ato, que teve chamamento em um evento pelo Facebook, contou com a participação de mais de 100 pessoas, que tiveram espaço para se manifestar em um microfone.
Em seus discursos, os manifestantes falaram sobre a intervenção militar, a qual são contra, e que a morte da vereadora deve ser tratada como um assassinato político.
— Apesar do que aconteceu ter sido no Rio de Janeiro, isso (a morte da vereadora) afeta a todos nós. A Marielle era uma mulher, mãe, negra, da favela que foi morta por estar investigando a intervenção militar no Rio. Por isso, é importante refletir sobre esse movimento conservador de ataque e de retirada de direitos — explicou a estudante de História e organizadora da mobilização, Rubia Hoffmann.