Dois focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados no bairro Planalto, em Caxias do Sul. A confirmação ocorreu por meio do Levantamento Rápido do Índice de Infestação, realizado entre os dias 21 e 28 de fevereiro.
Durante o trabalho, foram feitas 6.772 inspeções em imóveis e coletadas 259 amostras, sendo que duas confirmaram a presença do Aedes, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.
A partir de segunda-feira, dia 5 de março, a Vigilância Ambiental intensificará as visitas na região onde foram identificados os focos. A meta é vistoriar todas as casas e prédios da comunidade.
Os focos identificados pelo levantamento são os dois primeiros confirmados em Caxias do Sul este ano. Em 2017, outros 15 foram encontrados entre janeiro e maio nos bairros Santa Fé, Tijuca, Nossa Senhora da Saúde e Cânyon. Quatro moradores de Caxias do Sul com febre chikungunya e um com dengue, infectados em outros municípios, foram monitorados pela SMS no ano passado. Em 2018, não há casos de doenças transmitidas pelo Aedes na cidade.
Atualmente, cerca de 55 agentes fazem o monitoramento constante do inseto visitando imóveis residenciais, comerciais e industriais. Quinzenalmente, também são vistoriados locais onde há maior probabilidade de acúmulo de água parada, como cemitérios, floriculturas e ferros-velhos.
Leia também
MPF amplia prazo para distribuidoras de combustíveis de Caxias se manifestarem sobre preço da gasolina
Mais de 800 escoteiros participam de encontro regional em Caxias do Sul
Caxias tem primeira beneficiada com prisão domiciliar a partir de decisão do STF