A moradora do bairro Marechal Floriano, Carmem Oliveira, viu o valor da conta de água na casa dela triplicar depois da instalação de um novo hidrômetro. De R$ 43, 68 pagos em dezembro, ela viu a conta saltar para R$ 147,33 no mês de março. Carmem observou que esse aumento aconteceu justamente depois da troca de hidrômetro.
De acordo com o diretor comercial do Samae, Marcio Gasparetto, entre 1,2 a 1,8 mil hidrômetros são trocados em Caxias do Sul por mês. A cidade conta com 130 mil hidrômetros. Deste total, 93 mil já foram trocados, segundo Gasparetto.
Ele explica ainda que é uma exigência do Inmetro que se faça a troca de hidrômetro a cada cinco anos de uso. Segundo o diretor, é normal que a conta aumente depois da troca, pois o hidrômetro antigo pode sofrer desgastes internos e a água consumida pode não ser registrada na totalidade. O novo, ao contrário, faz a leitura correta do consumo de água.
Gasparetto salienta que vazamentos também podem ser a causa de aumento na conta da água. Para isso, ele dá a dica para que os consumidores façam a medição à noite, quando a água não é utilizada. E, na primeira hora da manhã, refaçam a leitura do hidrômetro para descobrir os números mudaram. Se isso ocorrer, ele aconselha a entrar em contato com o Samae, que mandará um técnico para verificar a situação. Segundo o diretor, 99% dos casos se resolvem dessa forma.
Por pessoa, a média de gasto é de 4 a 5 metros cúbicos de água por mês. Portanto, em uma família de três pessoas, por exemplo, o normal é um gasto entre 12 e 15 metros cúbicos. Para entrar em contato com o Samae os moradores podem ligar no telefone 115.
TARIFA
Contas de água de moradores de Caxias chegam a triplicar depois de troca de hidrômetros
Entre 1,2 a 1,8 mil hidrômetros são trocados em Caxias do Sul por mês
Ana Guarnieri
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: