Municípios da Serra prepararam programações religiosas para lembrar a Sexta-feira Santa. Seguindo a tradição do catolicismo, as paróquias não realizam missas. As celebrações, sem a distribuição de hóstia, reúnem outros ritos como procissões e encenações que lembram a Via Sacra, com o julgamento e a morte de Jesus Cristo.
Em Caxias do Sul, a Igreja está convidando a população a participar de uma mobilização pela paz. A procissão reunirá as paróquias de Nossa Senhora de Lourdes, São Pelegrino e da Catedral Diocesana durante a tarde. A sugestão é que os participantes vistam-se de branco e levem um lenço da mesma cor. A ideia é destacar o tema da Campanha da Fraternidade — Fraternidade e superação da violência — e homenagear a memória da menina Naiara Soares Gomes, sete anos, estuprada e assassinada no último dia 9 de março.
Os fiéis da Paróquia São Pelegrino sairão em caminhada às 14h30min, em direção ao Centro (veja mais abaixo). Eles carregarão uma réplica da cruz da Jornada Mundial da Juventude. Já a procissão da Paróquia de Lourdes começa às 15h, com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Na altura da Rua Do Guia Lopes, a multidão se encontra com os fiéis que sairão da Catedral, às 15h, carregando a imagem de Cristo Morto. Dali, as procissões seguem juntas até a Praça Dante Alighieri, onde haverá o encerramento.
Ainda na Sexta-feira Santa, pela manhã, cerca de 50 jovens encenarão a Via-Sacra a partir das 9h nos Pavilhões da Festa da Uva.
O acesso do público deve ser feito pelos portões Principal e Seis (na descida pela Rua Ludovico Cavinato). A Visate irá disponibilizar linha de ônibus que fará o trajeto até os Pavilhões e depois retornará ao Centro. O ponto de partida será na Rua Visconde de Pelotas, em frente à Escola Estadual Presidente Vargas. Se chover, a encenação será realizada no salão paroquial da Igreja Santa Catarina.
Em São Marcos, a tradicional Via-Sacra até o Monte Calvário deve reunir cerca de 5 mil fiéis. A partir das 8h, serão realizadas as confissões na Igreja Matriz e também no Calvário, onde haverá um toldo para receber o público. Às 15h, começa a celebração da Paixão e Morte do Senhor, na igreja. Após, o público é convidado a seguir em cortejo até o monte, onde haverá uma encenação. Se o tempo não colaborar, a atividade será realizada dentro da igreja.
— Oitenta coroinhas vão puxar o cortejo com a imagem do Cristo Morto. Chegando no início do Monte Calvário, os grupos Emaús, Cenáculo e Encontro de Jovens Amigos com Cristo (EJA) farão a encenação da Via Crucis até o topo do morro — explica o padre Tadeu Antônio Libardi, da Paróquia de São Marcos.
PROGRAMAÇÃO NA REGIÃO
CAXIAS DO SUL
VIA-SACRA
:: Às 9h, 50 jovens encenarão a paixão e morte de Cristo na base da escadaria do Monumento Jesus Terceiro Milênio. O acesso do público deve ser feito pelos portões Principal e Seis (descida pela Rua Ludovico Cavinato).
PROCISSÃO PELA PAZ
:: Paróquia São Pelegrino: a caminhada começa às 14h20min
Trajeto: concentração na Rua Sinimbu, em frente à Igreja São Pelegrino, com deslocamento até a Catedral.
:: Catedral Diocesana: saída às 15h
Trajeto: inicia na Rua Dr. Montaury, seguindo no sentido inverso da via até a Avenida Júlio de Castilhos, com deslocamento até a Rua Do Guia Lopes. Em seguida, os fiéis seguem pela Sinimbu, na contramão, até a Catedral
:: Paróquia Lourdes: saída às 15h
Trajeto: começa na Rua Os Dezoito do Forte e segue até a Rua Treze de Maio. O grupo se encontrará com outros religiosos e também percorrerá a Avenida Júlio em direção à rua Do Guia Lopes, seguindo pela Sinimbu, na contramão, até a Catedral.
Trânsito
Em decorrência da procissão, o trânsito na Rua Sinimbu, entre a Dr. Montaury e a Marquês do Herval, será totalmente bloqueado a partir da 13h30min. A liberação está prevista para as 17h. O trânsito e o transporte coletivo urbano serão desviados pelas ruas Visconde de Pelotas, Bento Gonçalves e Vereador Mário Pezzi.
PROCISSÕES NOS BAIRROS
:: Paróquia Menino Deus, bairro Serrano
Início às 15h
Trajeto: a caminhada inicia na Avenida Santo Antônio, seguindo pela Rua Armindo Luiz Rech, em direção à igreja Menino Deus.
:: Ana Rech
Início às 15h30min
Trajeto: a saída é em frente à igreja Nossa Senhora de Caravaggio, na Avenida Rio Branco, seguindo pelas ruas Silvia Facioli e Nino Marsiaj, retornando pela Avenida Rio Branco, com encerramento em frente à igreja.
:: São Luiz da 6ª Légua
A partir das 19h30min
Trajeto: concentração na Rua Domingos Bonato, seguindo pela Rua Padre Ângelo Tronca, com encerramento em frente à igreja da comunidade.
BENTO GONÇALVES
Uma das principais procissões da cidade ocorre a partir das 16h, reunindo as paróquias Santo Antônio e Cristo Rei. Os cortejos das duas igrejas se encontram no cruzamento das ruas Cândido Costa, Marechal Floriano e Marechal Deodoro, seguindo pela Via Del Vino até a frente Igreja Santo Antônio.
Mais tarde, às 18h, ocorre a 41ª Romaria ao Morro da Cruz do Salgado. O encontro dos fiéis será na Escola Anselmo Luigi Piccoli. A sugestão é que cada um leve uma cruz, como forma de pedir paz. O cortejo segue até o Morro da Cruz do Salgado, onde haverá encenação da Via-Sacra.
CARLOS BARBOSA
A tradicional encenação da Paixão de Cristo mobilizará os moradores de Carlos Barbosa. A expectativa é que a apresentação reúna de 6 a 8 mil pessoas. Um grupo com cerca de 350 atores voluntários e mais 150 servidores da prefeitura trabalham desde dezembro na montagem do espetáculo, que ocorre pelas ruas do município. Em caso de chuva, o evento será cancelado.
O diretor-presidente da Fundação de Cultura e Arte (Proarte), Dayan Santarosa, explica que os ensaios ocorrem há um mês, aos domingos, mas o planejamento da atividade se inicia bem antes, ainda em dezembro.
Os atores representam 13 cenas, com as principais passagens do Evangelho, desde a condenação de Jesus por Pilatos até a crucificação, no Calvário. A programação começa às 15h, com celebração na Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus. A encenação inicia às 16h30min, seguindo pelas ruas do Centro e dos bairros Ponte Seca e São Paulo. A última passagem será encenada no Morro do Calvário. São cerca de dois quilômetros de caminhada até o local.
FARROUPILHA
:A maior paróquia de Farroupilha, a Sagrado Coração de Jesus, também terá programação nesta Sexta-Feira Santa. Às 15h, haverá encenação na Igreja Matriz, com caminhada até o bairro São Luiz.
O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio farás procissões às 8h, 9h, 10h e 11h, além de terço, às 14h, e celebração da Paixão de Cristo, às 15h.
FLORES DA CUNHA
As atividades da Sexta-Feira Santa começam às 9h, com uma Via-Sacra em frente à Igreja Matriz. Às 18h, haverá uma celebração no Mosteiro Nossa Senhora do Brasil. Também às 18h ocorre celebração e encenação da Paixão de Jesus em frente à Igreja Matriz. Em caso de chuva, as atividades programadas para a Matriz ocorrerão nos pavilhões do Parque da Vindima.
SÃO MARCOS
Desde as 8h haverá confissões na Igreja Matriz de São Marcos e no Monte Calvário. Às 15h, a procissão sai da igreja e segue até o Calvário, onde haverá encenação até o topo do monte.
VACARIA
A Catedral Nossa Senhora da Oliveira terá programação a partir das 9h, com a Via-Sacra e espaço para confissões. Às 15h, está programada a celebração da Paixão de Cristo.