Após atraso do Ministério da Saúde em enviar a vacina pentavalente para Caxias do Sul, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que recebeu um lote da vacina, que estava em falta em todo o país. Em cerca de 15 dias, as doses devem estar disponíveis em todas as 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Esse tempo é necessário para distribuição do imunizante, em transporte adequado, sob refrigeração, a todos os serviços.
A distribuição das doses recebidas é responsabilidade do Estado. Os municípios, por sua vez, devem organizar o sistema de aplicação na população. Desde o início de março, a SMS não havia recebido nenhuma dose da vacina pentavalente, o que deixou a rede desabastecida durante um mês.
A vacina pentavalente previne difteria, tétano, meningite, coqueluche (e outros tipos de infecções provocadas pelo Haemophilus influenzae tipo B) e hepatite B. O Ministério da Saúde recomenda a aplicação em três doses: aos dois, quatro e seis meses de vida da criança.