O trecho de aproximadamente um quilômetro da BR-116, em Caxias do Sul, entre os bairros Planalto e Vila Verde, deve receber obras paliativas a partir das próximas semanas. Além da restauração da rodovia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirma que será feita a ampliação de uma faixa para amenizar os constantes congestionamentos.
No entanto, o engenheiro responsável pela obra, Daniel Bencke, ressalta que neste momento não será feita a duplicação do trecho, pedido antigo da comunidade e que, inclusive, foi aprovada pelo Dnit em outubro de 2016. Esse projeto _ orçado inicialmente em R$ 11,7 milhões _ ainda depende de investimentos e licitações por parte da prefeitura para sair do papel, conforme acordo assinado com o município.
— O que vamos fazer agora é a manutenção do trecho entre os quilômetros 151,8 e 152,8. O projeto da duplicação é algo maior, que também depende do deslocamento de tubulações de gás e outras questões. Desconheço o prazo para que essa obra saia do papel — diz o engenheiro.
Ainda segundo Bencke, os reparos que serão feitos agora não compreendem qualquer tipo de construção.
— É uma restauração. Vamos aproveitar essa obra para limpar o acostamento e ampliar uma faixa que pode aliviar o fluxo. Mas, de fato, não se trata de uma duplicação — reforça.
De acordo com um comunicado da Polícia Rodoviária Federal (PRF), não haverá interrupção de pista, nem desvio de trânsito. Para garantir a segurança dos motoristas, haverá sinalização de obras indicando redução de velocidade no trecho, com o limite de 40Km/h. Mesmo assim, a PRF pede mais prudência aos usuários que utilizarem o trecho, mantendo atenção redobrada. A duração das reformas será de cerca de cinco meses.