Na segunda-feira, os estudantes da rede municipal de ensino de Caxias do Sul retornarão à sala de aula. São, pelo menos, 33 mil crianças e adolescentes nas 82 escolas de ensino fundamental do município. Nas outras duas maiores cidades da região, Bento Gonçalves e Farroupilha, as aulas também serão retomadas na segunda. Em Bento, são 11 mil estudantes, e oito mil em Farroupilha.
Ainda em Caxias do Sul, mas na rede estadual, o calendário de volta às aulas varia devido à greve dos professores no ano passado. Conforme a coordenadora da 4ª Coordeandoria Regional de Educação (4ª CRE), Janice Moraes, das 56 escolas estaduais de Caxias, 10 voltarão na segunda, junto com a rede municipal. As escolas podem optar em voltar junto com a rede municipal. A maioria, porém - 41 escolas - retornam dia 26 de fevereiro, data do calendário padrão no Estado. Três escolas voltam dia 21 e outras duas em março e em abril, devido à paralisação em 2017.
Escola no Cidade Nova
A segunda-feira também será o primeiro dia de funcionamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova, no bairro Cidade Nova, em Caxias. O colégio atenderá cerca de 500 estudantes. Serão quatro turmas de Educação Infantil para crianças de quatro e cinco anos, duas turmas do primeiro ano e uma turma de cada um dos anos restantes do Ensino Fundamental.
A obra custou R$ 2,9 milhões, pagos pelo município. A licitação para a construção foi lançada em 2013. Os trabalhos foram interrompidos porque a empresa rescindiu o contrato alegando dificuldades financeiras.