Um dos redutos de preservação das tradições trazidas por imigrantes italianos a Caxias do Sul, o Museu Municipal da Uva e do Vinho Primo Slomp, localizado na Cooperativa Vitivinícola Forqueta, ganhou uma movimentação diferente em seu "pátio" neste domingo. O espaço serviu para a realização da primeira edição do Bloco da Gringa, organizado pelo Ponto de Cultura Costurando Sonhos e pela comunidade (atuante no Facebook) Forquetando. A organização começou há cerca de duas semanas, com a ideia de fortalecer a cultura do Carnaval de rua na cidade e dar uma cara local à festa mais popular do Brasil.
Leia mais:
Milhares de foliões se divertem no Bloco da Ovelha na tarde deste sábado, em Caxias
Pelo menos 10 mil pessoas devem curtir o bloco Acadêmicos do Luizinho, em Caxias, neste sábado
Carnaval floresce nas ruas de Caxias, mas escolas de samba silenciam mais uma vez
— Acho que temos que estar dentro dos movimentos culturais, mas segurando nossa essência — disse Sandra Bonetto, presidente do Ponto de Cultura Costurando Sonhos.
Além do tradicional chope de vinho, preciosidade de Forqueta, outra atração do bloco era a anfitriã da festa, a Gringa. Encarnada pelo ator e presidente do bairro, Dagoberto André dos Santos Júnior, 20 anos, a personagem carregava no sotacón ao animar os presentes.
— Eu penso que estou esmagando uva e, quando vejo, já estou sambando — brincou a anfitriã.
O tempo com cerração, chuva fina e friozinho não foi muito convidativo, porém, cerca de 200 pessoas curtiam a festa de Carnaval na tarde deste domingo. Entre o público, muitas crianças e adultos fantasiados. Aliás, o bailinho infantil e o concurso das melhores fantasias seriam atrações da festa. Entre as crianças mais animadas do bloco estava Vinicius Giacomelli Miotto, seis anos. Fantasiado de palhaço, o pequeno revelou a razão para gostar tanto de Carnaval:
— Porque tem dança.
A mãe dele, Virgínia Michelin Giacomelli, 39 anos, contou que vive em Forqueta há menos de um ano, mas está muito feliz em conferir as opções culturais do bairro.
— Fiquei chateada porque o tempo não contribuiu, mas é legal ver uma festa assim porque muita gente não tem acesso a outras opções, não tem como sair daqui — disse.
A programação do Bloco da Gringa deve seguir até as 22h deste domingo, com entrada franca.