A presença de uma longa e demorada fila, que começa em frente ao prédio da Central de Matrículas, na Avenida Julio de Castilhos, entre a as ruas Feijó Junior e Coronel Flores, e chega a dobrar o quarteirão tem se tornado comum nos últimos dias. As pessoas que estão ali desde muito cedo, porém, procuram serviços distintos: vagas nas escolas de educação infantil, transferências e informações sobre a rede de ensino ou mesmo confeccionar a carteira de identidade.
Além do tamanho da fila, o que impressiona é desinformação entre quem espera atendimento. Na manhã de quarta, quando o Pioneiro esteve no local, a maioria das pessoas afirmou não ter certeza de como ou se seria atendida. A única informação que chega, conforme grande parte do público, é a necessidade de se esperar na fila. Flávio Luiz Martins Oliveira, 45 anos, esperava atendimento desde as 5h. Quarta, foi a terceira vez nesta semana que ele esteve no local. Nas outras duas, voltou para casa sem receber atendimento.
— Eu tenho um filho de quatro anos que precisa estudar. Estou vindo aqui desde segunda-feira. O mais perto que consegui chegar foi até a porta (de entrada) — afirma o homem, que conseguiu ser atendido por volta das 15h.
Assim como Flávio, a maioria das pessoas que estão na fila nesses últimos dias busca a Central de Matrículas para conseguir uma vaga na Educação Infantil. O primeiro período de inscrições para turmas de quatro e cinco anos terminou em novembro do ano passado, mas muitos pais e mães perderam esse prazo. Agora, existe uma nova data, que começou na última segunda-feira e termina na sexta-feira, dia 23.
Segundo a secretária da Educação, Marina Matiello, houve um desencontro de informações de quem perdeu o prazo para as inscrições. A expectativa é que, devido ao não cumprimento das datas, todos sejam atendidos em, no máximo, duas semanas, de acordo com a capacidade da central.
— Temos 5,3 mil crianças na fila de espera por uma vaga, mas muitos pais não observaram os prazos. A orientação é que os responsáveis por crianças de quatro e cinco anos façam as inscrições o quanto antes. Nesse momento, são a prioridade. Os pais de crianças de zero a três anos continuarão a ser chamados conforme a demanda — promete Marina.
Para quem fez a inscrição em busca de vagas nas turmas de zero a três anos no período correto, mas, por algum motivo, ainda não foi chamado, a orientação é que retorne à Central de Matrículas entre 2 e 30 de maio para um recadastramento. Assim, a coordenação consegue atualizar os cadastros e organizar melhor a lista, já que muitos pais fizeram inscrições mais de uma vez por medo de não serem chamados.
"Só mandam aguardar e não dão informação"
Simone Fátima Souza Ribeiro, 31 anos, é a mãe da Isadora, quatro anos. A mulher tenta uma vaga para a filha desde o início de fevereiro, sem sucesso. De acordo com ela, o problema maior é o da falta de informação, além do mal atendimento.
— Eu moro no (bairro) Cidade Nova, e, há cerca de um mês, venho quase todos os dias às 7h para entrar na fila. Por diversas vezes, a única coisa que me deram foi uma ficha, e me pediram para esperar. Mas eles tratam a gente mal, só mandam ficar na fila e não dão informação — reclamou.
A secretária de Educação, Marina Matiello, explica que a prefeitura está tendo de lidar com a estrutura limitada que a Central de Matrículas oferece.
— Demos um prazo para as crianças de quatro a cinco anos e outro para as de zero a três. Mas muitos que perderam os prazos estão procurando a Central agora. Fomos surpreendidos pela grande demanda. Nesta semana, recebemos de 200 a 300 pedidos de vaga por dia na Central, quando esse período seria apenas para atender a transferências. Isso torna difícil o planejamento da secretaria. A Central de Matrículas não consegue atender a todos em um único dia — justifica.
:: A Central de Matrículas funciona das 8h às 17h. O telefone é o 3901-1442.
Espera se mistura ao do setor de identificação
O fato de não existirem filas distintas para a Central de Matrículas e o Centro de Identificação de Caxias do Sul está agravando o problema e fazendo muita gente esperar sem necessidade. Segundo Ana Julia Poletto, coordenadora do Centro de Identificação, deveriam existir duas filas diferentes, uma para cada serviço.
Porém, na prática, isso não ocorre. Quem poderia passar diretamente para serviços do centro de identificação acaba esperando por horas na fila única, muitas vezes sem necessidade.
— Eu chego todos os dias às 7h30min e passo pela fila orientar as pessoas. Peço para que façam uma fila diferente, colada na parede, somente para os serviços de identidade. Mas as pessoas não entendem e as filas se misturam. Não temos condições de coordenar isso o tempo todo — justifica.
De acordo com Airton Kramer, coordenador regional do Instituto-Geral de Perícias (IGP), órgão responsável pelo setor de identificação, esse é um problema antigo e que ocorre geralmente em dois períodos específicos.
— Temos dois picos no ano para as carteiras de identidade: as férias de final de ano e as de inverno. E sempre enfrentamos dificuldades com isso. Hoje, estamos com falta de funcionários e trabalhamos com cerca de 30% do efetivo. Não conseguimos dar um atendimento adequado — reconhece.
Segundo Kramer, a demanda aumenta porque as pessoas decidem viajar de última hora e precisam da identidade atualizada ou ainda em função de negócios envolvendo carros ou imóveis. Ele explica que, apesar de já ter buscado soluções para a situação diversas vezes, o órgão sempre esbarra em problemas de estrutura:
— Precisaríamos de alguém que estivesse lá somente para informar as pessoas, pelo menos nesse período. Já tentamos anteriormente conseguir alguém da Guarda Municipal, mas a prefeitura nos informou que também não tem pessoal.
Por dia, 100 senhas são distribuídas para atendimento, das 8h até por volta de 15h. Porém, é possível evitar as filas mediante agendamento no site do IGP (igp.rs.gov.br). Os documentos necessários são os mesmos para primeira ou segunda via da carteira de identidade, podendo ser original ou cópia autenticada, legível, em bom estado de conservação e sem rasuras. O valor da segunda via custa R$ 65,88, e o prazo de entrega é de cerca de 20 dias úteis, com opção de modalidade expressa, com entrega em cinco dias úteis, no valor de R$ 85,65. A primeira via é gratuita.
SAIBA MAIS
:: Documentos necessários para a confecção do RG:
— Solteiros: certidão de nascimento original e legível ou cópia autenticada.
— Casados/viúvos: certidão de casamento original e legível ou cópia autenticada.
— Separados judicialmente ou divorciados: certidão de casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada.
— Naturalizados: certificado de naturalização, com portaria atualizada, original ou cópia autenticada.
— Menos de 16 anos: além de apresentar a certidão de nascimento original, devem estar acompanhados de mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a carteira de identidade.
:: Onde fazer e como agendar:
— Para a emissão do documento, é possível comparecer a Avenida Julio de Castilhos, 2.555, no centro de Caxias. O serviço abre às 8h, com retirada de senha no local. É possível também realizar o agendamento prévio pelo site igp.rs.gov.br, na seção agendamento de carteira de identidade, localizada em uma coluna à esquerda. Atualmente, os agendamentos estão sendo feitos para o final de março.