Diversos candidatos que se preparam para o concurso público da prefeitura de Caxias do Sul e que, inclusive, realizaram a prova no dia 14 de janeiro, precisam lidar, agora, com uma grande decepção. É que as questões objetivas para os cargos de professores foram anuladas por não constarem cinco perguntas sobre legislação, conteúdo especificado no edital e que não foi respeitado pela empresa Exatus Promotores de Eventos e Consultoria, responsável pela elaboração da prova. Ainda não há data para a realização da nova prova.
A anulação, divulgada às 22h de segunda-feira, envolve apenas os cargos de professor nas áreas de Arte, Ciências e Matemática, Educação Física, Estudos Sociais e Língua Estrangeira - Inglês e Português. Portanto, a decisão não afeta o andamento do concurso para as demais funções. Em nota divulgada pela prefeitura, a secretária de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Lorandi, explicou que a prova não apresentou as cinco questões de legislação especificadas no edital: ou seja, a prova de conhecimentos teve 25 questões de conhecimentos específicos, quando o correto seriam 20.
A decisão foi definida pela Comissão Executiva do Concurso, formada por servidores municipais de várias secretarias e que somente tiveram acesso ao conteúdo da prova no dia em que o concurso foi realizado. De acordo com a gerente de treinamento, desenvolvimento e comunicação interna da prefeitura, Vania Cassol, os envelopes com todas as questões são lacrados para manter a transparência do concurso. Por este motivo, não era possível identificar possíveis problemas antes da realização da prova.
— A empresa é contratada para realizar a organização do concurso e todo o conteúdo da prova. No dia do concurso, os malotes chegam lacrados e são conferidos por representantes da prefeitura, da própria empresa e por candidatos. Esse procedimento é básico quando se fala de processo seletivo, justamente para manter a lisura e transparência da atividade. Então, o conteúdo das provas é analisado pela comissão somente após a abertura do malote — explica Vania.
A Exatus foi contratada via licitação e preencheu requisitos do edital para ser selecionada. Segundo a prefeitura, o primeiro passo para a contratação envolve a entrega e análise da documentação exigida em edital, depois o histórico da empresa e, em seguida, a proposta de valores. Com a constatação de irregularidade na elaboração da prova, a empresa foi notificada, ainda na segunda-feira, sobre a anulação e a necessidade de aplicação de uma nova prova objetiva.
Somente poderá fazer a nova prova quem compareceu no concurso no dia 14 de janeiro. O candidato já está automaticamente inscrito, não havendo necessidade de realizar a inscrição novamente. A orientação é para que fiquem atentos aos editais que serão divulgados nos sites da prefeitura de Caxias (www.caxias.rs.gov.br) e da empresa (www.exatuspr.com.br), e ainda no saguão do Centro Administrativo (Rua Alfredo Chaves, 1333).
A anulação das provas para os cargos de professor não afeta o andamento do concurso para as demais funções. A partir das 9h desta terça-feira, também serão divulgados os resultados dos recursos referentes aos gabaritos preliminares, os gabaritos definitivos e as notas preliminares para os demais cargos.