Garantir uma mente saudável não é tarefa simples. Para isso, a escola SUPERA Caxias, que possui unidades por todo o Brasil, ensina dicas de como exercitar o cérebro. Além disso, conforme a psicóloga e educadora da instituição, Marlei Costa, existem mecanismos básicos que podem ser inseridos na rotina e auxiliar na harmonia entre pensamentos, sentimentos e emoções.
Confira abaixo algumas atividades para manter o cérebro ativo.
Faça exercícios: praticar atividade aeróbica regularmente promove boas noites de sono, reduz a depressão e aumenta a autoconfiança, através da produção de endorfinas, os hormônios do bem-estar. Estudos mostraram que o exercício ajuda a construir novos neurônios para neutralizar os efeitos do estresse.
Relaxe: o relaxamento por meditação, tai chi, yoga, uma caminhada na praia e o que for preciso para aquietar a mente e fazer você se sentir mais calmo pode diminuir a pressão arterial, o ritmo da respiração, e a tensão muscular. Meditação é extremamente benéfico para a administração do estresse e para a construção da resiliência mental. O contato com a natureza também tem um efeito restaurador e melhora a função cognitiva. Então, deixe um pouco a esteira de lado e vá para o parque do bairro.
Socialize: quando o estresse toma conta, a primeira coisa que a gente pensa é em ficar em casa e as relações pessoais ficam em último plano. Mas estudos científicos mostram que as relações pessoais e as interações sociais são fundamentais para a saúde física e mental. Criar um ambiente saudável em casa, convidando amigos e familiares, ajuda a combater o estresse e a exercitar o cérebro.
Mantenha o controle: estudos mostram uma relação direta entre o sentimento de capacidade e controle do estresse. Acreditar que você é capaz de controlar uma situação difícil te ajuda a reduzir o estresse crônico e te dá confiança para assumir o controle da saúde do seu cérebro. Alguns videogames e aplicativos baseados em variação do ritmo cardíaco podem ser bons para você aprimorar a capacidade de controlar seu nível de estresse.
Dê risada: nós sabemos por experiência própria que dar boas risadas nos faz sentir muito melhor, o que é cada vez mais comprovado por estudos da ciência. O riso reduz o estresse, ajudando no controle dos níveis de adrenalina e cortisol. Divertir-se com amigos é um hábito que coloca em prática duas coisas que contribuem para a saúde do cérebro.
Pense positivo: a simples forma de olhar para as coisas, fazer um balanço positivo da sua vida e aprender a viver com gratidão melhora sua capacidade de gerir o estresse e aumentar a capacidade de resiliência do cérebro.
Beba dois copos de água ao acordar, nos primeiros 30 minutos do dia: a água é necessária para a filtragem de resíduos e para o equilíbrio de fluidos. Dois grandes copos de água compensam o déficit líquido que você teve durante o sono. Estudos com crianças mostram que beber mais água aumenta a capacidade para executar as tarefas mentais.
Leia um resumo de algum livro durante o café: aqueles minutinhos livres de pausa no trabalho podem ser mais eficientes se você procurar ler resumos de livros "inteligentes".
Beba chá verde: enquanto a cafeína é a principal responsável por fazê-lo despertar, o chá verde contém um aminoácido (L-teanina) que provoca o aumento das ondas cerebrais. Na prática, isso significa que o chá verde vai relaxá-lo sem deixá-lo sonolento. É por isso que a L-teanina está disponível como um suplemento para ajudar no relaxamento, melhorar a capacidade de concentração e aumentar a saúde cardiovascular.
Abandone o açúcar durante o dia: caso você não consiga se livrar daquele "docinho" durante o dia, cuide para não ingerir doses de açúcar nos momentos em que precisa se concentrar. Altos níveis de açúcar interferem no funcionamento do cérebro. Substitua o doce por uma fruta após o almoço.
Fonte: Marlei Costa, psicóloga e educadora do SUPERA Caxias
TOP 10 EXERCÍCIOS DE GINÁSTICA CEREBRAL:
:: Ouça uma música e tente identificar os instrumentos do conjunto.
:: Leia muito.
:: Jogue dama ou outros jogos que estimulem o raciocínio lógico.
:: Mude o seu percurso habitual pelos corredores do supermercado.
:: Faça neuróbica: aieL este otxet ao oirártnoc.
:: Escreva com a mão não dominante.
:: Sem olhar, escolha roupas, sapatos e assim por diante, combinando ou contrastando texturas.
:: Mude a localização de objetos familiares que você normalmente pega sem pensar.
:: Procure alimentos que possam trazer de volta algumas memórias da infância.
:: Convide parentes e amigos para trazerem garrafas de vinho diferentes a fim de fazerem comparações.
Fonte: SUPERA Caxias