O presépio fixo instalado na Praça Pedavena, no bairro Ana Rech, em Caxias do Sul, não será devolvido à comunidade para o Natal. As imagens e a cobertura da estrutura metálica foram atingidas por um temporal em outubro.
Conforme o subprefeito, João Luis Ribeiro da Silva, não há tempo hábil nem verba para reconstruir as estátuas de João, Maria, Menino Jesus, Reis Magos e os animais, que foram danificadas. Silva explica que a cobertura, feita de madeira e telhas, foi reerguida e agora passa pela fase de pinturas. Assim, o local virou o palco para as apresentações artísticas durante o mês de dezembro.
No mês passado o subprefeito havia dito à reportagem que a expectativa era de que as obras estivessem concluídas até o final de novembro.
Ainda segundo o subprefeito, a expectativa é que no próximo ano um artista seja contratado para fazer a reconstrução das imagens que representam o nascimento de Jesus. A verba também deve ser arrecadada em 2018.
Ana Rech é conhecida como Vila dos Presépios porque no mês de dezembro, dezenas de cenas são montadas nos quintais das casas e em uma área chamada de Aldeia dos Presépios. No local, entidades, escolas, empresas e famílias também montam o nascimento de Jesus em um terreno repleto de árvores no centro do bairro.
Decoração do Natal Luz
Parte da decoração da Praça Pedavena e da Aldeia dos Presépios neste ano veio do Natal Luz de Gramado. De acordo com o presidente da Associação Amigos de Ana Rech (Samar), Alberto Sales, a sede da associação, que fica junto ao local onde funciona a Aldeia dos Presépios, foi arrombada em novembro. Os ladrões levaram fiações, que seriam utilizadas na iluminação da praça e da aldeia, poucos itens de decoração, ummicro-ondas e uma máquina de pão. Antes do final do mês, integrantes da associação procuraram a GramadoTur, autarquia do município de Gramado responsável pela organização do Natal Luz, para solicitar apoio.
Conforme o presidente da GramadoTur, Edson Nespolo, a empresa emprestou itens de decoração que não foram utilizados no Natal Luz a cerca de 10 municípios, incluindo o bairro de Caxias do Sul de Ana Rech. Segundo ele, isso é uma prática normal, e os enfeites devem ser devolvidos após o período de Natal. Conforme Nespolo, também há enfeites que ficaram em depósito e que provavelmente serão descartados.
As apresentações do Natal de Ana Rech ocorrem nas sextas-feiras, sábados e domingos.
Leia também:
Sem verba, decoração de Natal encolhe em Caxias do Sul
Saiba como ajudar as festas solidárias de Natal em Caxias
Projeto de Farroupilha recolhe, conserta e distribui brinquedos para crianças carentes