Nunca foi tão complicado para motoristas de carretas ingressarem no bairro Bela Vista em Caxias. O trecho problemático é o entroncamento da Rua Luís Scopel com a Rua Bortolo Zani, logo após o viaduto da BR-116. Quem conduz grandes caminhões precisa ser bom no volante para manobrar ao lado de um canteiro de concreto no início da Bortolo Zani, no sentido Centro-Bela Vista. Ainda assim, há risco de acidentes ou transtornos no trânsito
No dia 30 de novembro, um motorista menos habilidoso levou consigo um poste de concreto. A estrutura foi refeita no dia seguinte. Na semana seguinte, dia 6 de dezembro, o condutor de uma carreta precisou do auxílio de moradores e trabalhadores da esquina para vencer o trecho com muito sufoco. Ainda assim, a carreta arrancou fios de telefonia que caíram sobre as costas do chapeador Carlos Alberto Oss. Para provar que ele e vizinhos não estão de brincadeira, Oss gravou um vídeo desta manobra.
— Imagina se fosse fiação de luz — questiona.
Ele e comerciantes da via alertaram sobre os riscos do canteiro. Segundo o chapeador, a benfeitoria de concreto é larga demais para uma curva.
— Até carros não conseguem vencer direito a curva e acabam acertando o poste — conta Oss.
O problema agravou-se nos últimos dois anos com a abertura de empresas na Bortolo Zani e vias próximas. Segundo a vizinhança, o fluxo de caminhões aumentou desde então. Com tanto veículo batendo no canteiro, a estrutura acabou danificada. Em novembro, operários da prefeitura fizeram a reforma do ponto. Durante as obras, Oss e amigos abordagem a equipe e alertou sobre os riscos.
— A gente disse para eles (trabalhadores) que não dava para fazer um canteiro tão largo desse jeito. Falamos duas, três vezes, mas ninguém deu bola. Tem que diminuir a largura — opina o chapeador.
A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade disse desconhecer os problemas na Bortolo Zani, mas promete avaliar a situação e encaminhar uma solução.