Concentrada, a cozinheira Irene Terezinha Biesek, 48 anos, separava cuidadosamente os pedaços bons de uma abobrinha na tarde da última quinta-feira, no Centro Assistencial Portal da Luz, em Caxias do Sul. Entre o manejo das panelas e utensílios de cozinha, revelava o lema do seu ambiente de trabalho: não desperdiçar. Cada alimento que chega ali é considerado sagrado, e a falta dele pode representar uma refeição mais simples para as crianças e adolescentes atendidos pela instituição. O centro é um dos beneficiados pelo Banco de Alimentos, órgão que participa da campanha Natal do Bem do Grupo RBS. Até janeiro, a iniciativa arrecada doações para o banco e as entidades beneficentes assistidas por ele.
Leia mais
Banco de Alimentos de Caxias precisa de doações para abastecer estoque
Confira as mensagens de quem fez doação para o Natal do Bem
Na cozinha de Tia Irene, como ela é carinhosamente chamada pelos alunos, ninguém sai de barriga vazia. Tudo que chega, seja por meio do Banco de Alimentos ou por doações de terceiros, é preparado com muito carinho. Comida sem gosto e sem tempero não fazem parte do cardápio da criançada. O ingrediente principal das receitas de Irene? O amor, como ela mesma gosta de frisar.
— Tudo o que você vai fazer, se você faz com amor, sai bem feito. Por isso, eu gosto de colocar bastante temperinho e fazer o aproveitamento das coisas. Eles (alunos) têm de aprender a comer bem — diz a cozinheira, que está há 15 anos na função e conta com a ajuda da auxiliar Antônia Figueiredo.
— Todo mundo que chega aqui fica admirado de como as crianças comem bem verduras e legumes. Se eles chegam no bufê e a salada está acabando, eles já avisam a Irene — complementa Edna Suelen da Silva, que trabalha na parte administrativa do Portal da Luz.
Para que a cozinha de Irene continue a todo vapor, as doações do Banco de Alimentos são essenciais. Os donativos representam uma parte fundamental nas refeições oferecidas pela entidade:
— Sem o Banco, a entidade não vai pra frente. De lá, vem o arroz, o feijão, a farinha, as frutas... É essencial, porque senão a gente fica de mãos atadas — explica Irene.
Os alimentos do Banco também são usados nas aula de culinária ministradas por Irene todas as quintas-feiras e esperadas com ansiedade pela garotada.
— A gente faz pão com espinafre, massinha com cenoura, mas a preferida é a panqueca. Eles se divertem na cozinha — garante a cozinheira.
NATAL DO BEM
Confira os locais que recebem donativos para a campanha:
:: Baitakão: Rua Sinimbu, 175, bairro Lourdes.
:: Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC): Rua Ítalo Vítor Bersani, 1.134, bairro Jardim América.
:: Colégio Mutirão: Rua Alfredo Chaves, 927, Centro.
:: Escola Caminho do Saber: Rua Guerino Sanvitto, 814,Villagio Iguatemi.
:: Escola de Idiomas Skill: Rua Moreira César, 2.655, bairro Pio X.
:: Colégio São José: Rua Os Dezoito do Forte, 1.870, Centro.
:: Pioneiro: Rua Jacob Luchesi, 2.374, bairro Santa Catarina.
:: RBS TV Caxias e Gaúcha Serra: Rua Bento Gonçalves, 1.563, Centro.
:: Shopping Iguatemi: Rodovia RSC-453, 2780, Km 3,5, bairro Desvio Rizzo.
:: Wolly Burguer: Avenida Bom Pastor, 1.502, bairro Kayser, ou na Rua Bortolo Zani, 1.314, bairro Bela Vista.
::Em Gramado: na Rua Coberta.