O Banco de Alimentos e as cozinhas comunitárias de Caxias do Sul deixarão de ser administrados pela Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social e passarão para a Secretaria da Agricultura. O Restaurante Popular do Centro e a horta comunitária também passarão para esta pasta. Tratam-se de todos os serviços e programas de segurança alimentar de Caxias.
Conforme a diretora de Segurança Alimentar e Proteção Social da Secretaria de Segurança, Maria de Lourdes Grison, os 18 servidores do município que atuam na segurança alimentar continuarão no setor, que passará a ser encabeçado pela nutricionista Cristina Fabian, atualmente gerente do Banco de Alimentos. Na diretoria de Proteção Social da Secretaria de Segurança serão mantidos outros serviços, como os núcleos de Justiça Restaurativa, coordenadorias do idoso, da mulher, racial e de acessibilidade, além dos programas Caxias da Paz, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (programa Cipave) e redes de pacificação social.
Segundo Maria de Lourdes, um decreto com a mudança deverá ser publicado nos próximos dias. Ela explica que a reorganização administrativa segue uma orientação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que preconiza o abastecimento de alimentos através da agricultura familiar.
Caxias do Sul participa há mais de dez anos de um programa de aquisição de alimentos do governo federal, em que a União emprega recursos para compra de alimentos de agricultores familiares de estados e municípios cadastrados. O repasse é feito diretamente do MDS aos produtores rurais. Conforme Maria de Lourdes, são empregados cerca de R$ 60 mil por mês em Caxias para a compra de alimentos para 110 entidades e programas.
Outros municípios
Na última sexta-feira, quatro municípios da Serra aderiram ao programa do MDS: Vacaria, Ipê, Campestre da Serra e Esmeralda. Ao todo, os agricultores vão receber R$ 420 mil. Os municípios ficam encarregados de selecionar, a partir de janeiro do ano que vem, os agricultores que participarão do programa e as entidades que receberão os alimentos.