A quinta-feira dedicada ao Dia de Finados promete ser de muitas homenagens às pessoas que partiram e deixaram saudade. Nas primeiras horas da manhã, a movimentação já era intensa em muitos cemitérios de Caxias do Sul. No Memorial Crematório São José, centenas de pessoas acompanharam a missa campal celebrada pelo bispo dom Alessandro Ruffinoni.
— É um dia muito especial, um momento de reflexão sobre a morte e também para lembrarmos os nossos familiares e amigos que já morreram. O dia serve para recordarmos uma realidade muito importante e que em algum momento chegará para todos. Para quem crê, a morte não é vista como fim — diz o bispo.
A emoção era nítida em muitas pessoas que circulavam pelos jardins do Memorial. Algumas paravam entre as estruturas que guardam as urnas com as cinzas, outras aproveitavam o gramado para refletir em silêncio. Pelo caminho, era comum se deparar com olhos marejados.
Os irmãos Júlio Alberti, 64 anos, e Mônica Sirtori, 69, foram até o local para levar flores aos pais e outros familiares que foram cremados.
— A saudade da época em que vivemos com eles aperta o coração, mas não tem como chegar num lugar deste e ficar triste. Eu tenho certeza que eles estão num lugar tão lindo quanto aqui. Isso conforta — conta Mônica.
Leia mais:
Aumento nas cremações na Serra mostram mudança de comportamento das famílias
Confira o que abre e o que fecha em Caxias neste feriado de Finados
Apesar da igreja católica ainda ser contrária a alguns atos da cremação, como a dispensa das cinzas, por exemplo, o local escolhido para a celebração remete a paz e o amor de um dia dedicado à saudade.
— Antigamente, a igreja condenava a cremação, mas isso ficou no passado. O que importa é recordar aqueles que já partiram, guardar as cinzas num ambiente propício para isso e não esquecer o significado da morte. Precisamos orar e acreditar que depois desta vida existe um lugar muito melhor — finaliza dom Alessandro.
Durante a tarde, outras missas estão programadas: o padre Renato Ariotti celebrará uma missa no Memorial Crematório, às 17h. No Cemitério Público Municipal as celebrações ocorrem às 15h, 16h e 17h.