Mais uma edição do Casamento Comunitário ocorreu na tarde deste sábado em Caxias do Sul. A união de 187 casais ocorreu no Ginásio I da Vila Poliesportiva da UCS.
— A família é a célula de uma sociedade melhor — avaliou.
A ação social contou com a participação de acadêmicos e professores de cursos de graduação da Universidade, do SAJU, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da União das Associações de Bairro (UAB) e dos Cartórios de Registro Civil da cidade.
A movimentação na Vila Poliesportiva da UCS começou cedo. A partir das 9h, a Ronda da Cidadania já estava montada para oferecer aos noivos e à comunidade diversos serviços: a OAB, por meio da Comissão Oficial da Diversidade Sexual e de Gênero, assim como a Defensoria Pública do RS, prestava assessoria e orientação jurídica. O SAJU, da UCS, esclarecia questões de áreas como Direito Civil, de Família e do Consumidor, com o encaminhamento das demandas para atendimento posterior no escritório, na Universidade.
Também houve orientações referentes a tabelionato e registro de imóveis e a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Vigilância Ambiental, concedia informações sobre a prevenção da dengue. Na área reservada ao curso de Enfermagem da UCS, o público se informou sobre planejamento familiar, saúde e teve a pressão aferida. A coordenadora do curso, Isabel de Melo, lembrou da importância social da profissão, preconizando o cuidado e a prevenção.