O tradicional desfile cívico, que marca a comemoração da Independência do Brasil, atraiu um público de cerca de 12 mil pessoas à Rua Sinimbu, no centro de Caxias do Sul, na manhã desta quinta-feira. A expectativa inicial da Secretaria de Municipal de Esporte e Lazer (Smel) era de que 15 mil acompanhassem os desfiles – o menor público dos últimos 10 anos.
Leia mais
Patriotismo em busca de reinvenção: desfile cívico de Caxias tem a menor adesão dos últimos dez anos
Confira o que abre e o que fecha na Serra no feriado da Independência
O evento começou por volta das 9h, com apresentação da 25ª Região Tradicionalista (RT). Ao todo, 38 instituições entre escolas, entidades religiosas, empresariais, culturais, órgãos de segurança, Forças Armadas e escoteiros desfilaram. Foram três a menos do que estava previsto no protocolo. Segundo a Smel, são três escolas estaduais que aderiram à greve dos professores, que iniciou na última terça-feira. Durante os desfiles, alunos da Escola Estadual Henrique Emílio Meyer carregaram cartazes pedindo respeito ao ensino e vestiram preto, representando luto pelo educação.
Valores como educação, família, expectativa para um país melhor e esperança foram destacados por outros participantes da parada cívica, que voltou a ser realizada na área central após um hiato de dois anos – desde 2015 a cerimônia estava sendo realizada na Rua Plácido de Castro.
Para o coordenador da 25ª RT, Rodrigo Ramos, é muito importante a volta do evento para o centro da cidade.
– É um momento simbólico e que representa valores como união. É fundamental para que a tradição não se perca.