Antes mesmo de completar um mês de criação do novo canal para denúncias de maus-tratos a animais, a prefeitura de Caxias do Sul já recebeu um número expressivo de relatos. Para se ter uma ideia, 120 ocorrências foram registradas nos últimos dois meses, sendo que mais da metade ocorreu após a implantação da ferramenta. Entre os casos já atendidos, a maioria tratava de denúncias sobre cães e gatos vivendo em condições precárias, presos, sem acesso a alimento ou água.
Leia mais:
Falta de cuidadores para alunos com deficiência sobrecarrega professores
Assassinato em Bento Gonçalves pode ter sido cometido por irmã da vítima
Após seis anos e cinco meses, Presídio Regional de Caxias do Sul volta a receber uma revista geral
O grande número de relatos que chegou por meio dos formulários, disponíveis no site da prefeitura, surpreendeu o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente (Semma). Conforme a diretora do setor, Marcelly Paes Felippi, apesar de a média de duas denúncias por dia preocupar, a ferramenta representa um avanço positivo na luta contra todo tipo de crueldade aos animais.
– Comemoramos o sucesso e a credibilidade do novo canal, pois, por meio dele, conseguimos resolver muitos casos de maus-tratos. Quando assumimos a pasta, tínhamos 80 casos parados, agora, além de concluirmos estes, ainda conseguimos atender às novas denúncias – comemora.
A plataforma também conseguiu praticamente zerar o número de denúncias falsas. Isso porque, no momento do preenchimento do formulário, o denunciante precisa anexar fotos, o que torna os trotes bem mais difíceis. Após a formalização da denúncia, uma equipe formada por veterinários, servidores e autoridades de segurança pública é direcionada para atender o caso. Os dados informados são sigilosos para a proteção de quem comunica o fato.
Podem ser denunciados flagrantes de maus-tratos ou casos em que a vida do animal esteja em risco. Inclusive, situações que envolvem animais de grande porte, como cavalos, por exemplo, também podem ser registradas pelo canal. Além disso, bichos que estão em vias públicas e que não possuem tutor também podem ser atendidos por meio de indicações via disque-denúncia. Dos casos atendidos entre junho e julho, três cavalos foram recolhidos e já estão em tratamento.
– Num primeiro momento, a equipe verifica a denúncia e emite uma notificação, na qual consta um prazo para o dono do animal regularizar a situação. Depois, o pessoal volta até o local e, se não houver melhora, o animal é resgatado. Após receber tratamento, os animais recolhidos são encaminhados ao Canil Municipal ou doação – explica Marcelly.
Para quem flagrou algum caso de maus-tratos, a orientação da prefeitura é que a pessoa registre a situação na ferramenta online e anexe fotos e laudos que possam dar suporte à denúncia.
ACESSO
Para denunciar maus-tratos, abandonos e abusos contra animais acesse o canal "Denuncie Maus-Tratos", disponível no www.caxias.rs.gov.br.