O lançamento oficial dos Festejos Farroupilhas deste ano em Caxias do Sul, que ocorre do dia 14 a 20 de setembro, será realizado na noite de hoje, na Casa do Gaúcho. A ocasião também marca a chegada da Chama Crioula ao Município.
Pelo segundo ano, a Semana Farroupilha não contará com patrocínio do poder público. O coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Rodrigo Ramos, explica que os recursos para o evento estão sendo captados por meio da venda de espaços e da busca por apoio cultural junto às empresas da cidade.
– No ano passado foi complicado, uma confusão. Mas agora já esperávamos que fosse ser assim, pudemos nos preparar. Já captamos cerca de 70% do valor necessário, esperamos estar com tudo acertado até o dia 10 (de setembro).
Entre os principais gastos com o evento está o aluguel dos Pavilhões da Festa da Uva. O valor do contrato não foi divulgado, mas a expectativa da organização era conseguir uma redução na proposta inicial de R$ 120.490,00.
Ramos explica que a prestação de contas da Semana Farroupilha será divulgada no dia 29 de agosto, após assembleia com os patrões. Ele garante que a falta de verbas públicas não vai alterar a configuração do evento.
– Mudanças são sempre complicadas, mas estamos buscando formas de deixar o evento autossustentável. No caso dos artistas, alguns se dispuseram a nos ajudar, temos a contrapartida de músicos beneficiados pelo Financiarte e, no caso dos cachês, buscamos o apoio de empresas – relata.
Desfile será substituído por cavalgada
Uma das grandes mudanças da edição deste ano dos Festejos Farroupilhas é a ausência do tradicional Desfile de 20 de Setembro. De acordo com o coordenador da 25ª Região Tradicionalista, o evento demandava um investimento muito grande e estava sujeito às condições climáticas.
– Já tivemos gastos astronômicos e não pudemos usar nada, por causa da chuva. Por isso vamos fazer somente uma cavalgada no dia 20 pela manhã, saindo do Monumento do Imigrante até os Pavilhões. No término, ocorrerá a Missa Crioula – explica.
Novidades deste ano
:: Espaço destinado aos artistas locais
Um dos palcos dos Pavilhões será reservado aos músicos da cidade, que podem se inscrever por meio de contato com a organização. Eles também vão poder comercializar suas músicas.
:: Integração com escolas
Durante o evento, alunos do Município vão participar de palestras relacionadas ao aspecto artístico-cultural do tradicionalismo e expor trabalhos dentro do tema.
:: Bailes abertos
Além dos shows, serão realizados dois bailes abertos para a comunidade, no dia 16 e 19 de setembro. Este último será um baile à moda antiga, com canções de raiz, danças típicas e concursos de melhor vestimenta durante as músicas.