As lavouras mais atingidas pelo excesso de chuva em Caxias do Sul ficam nas partes baixas do município, junto ao Vale do Caí. Segundo o técnico da Emater de Caxias, Juarez Boniatti, em algumas lavouras as perdas chegaram a até 80%. Com a umidade excessiva, as folhas que ficam em contato com o solo apodrecem e a venda fica inviável. Entre as culturas mais atingidas, estão a alface e a chicória. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais:
São Francisco de Paula inicia obra em escola com verba do Legislativo
Família manteve esquema de tráfico de suspeito preso em Caxias do Sul no ano passado
Confira o que abre e o que fecha na Serra no feriado de Corpus Christi
A recuperação das lavouras dessas variedades pode levar até 60 dias porque esse é o tempo entre o plantio e a colheita. Os outros cultivos da região têm ciclo ainda maior. Conforme levantamento divulgado pela prefeitura de Caxias, 600 toneladas de cenoura foram perdidas no município. O ciclo da cenoura chega a até 120 dias no inverno.
Boniatti estima que os preços das hortaliças podem passar de 50% de aumento na semana que vem, quando os produtos já deverão chegar mais caros ao consumidor. Caxias do Sul é o município que mais fornece hortaliças na Ceasa em Porto Alegre.