Os muros da Escola Municipal Arnaldo Ballvê, no bairro Santa Lúcia, em Caxias do Sul, estão mais coloridos graças ao Projeto Grafite, que mobilizou os estudantes da instituição desde o início do ano letivo e foi concluído na véspera do feriado.
Mas a preocupação da escola não era apenas que os estudantes soubessem como manusear as tintas ou traçar os desenhos nas paredes. Para que os alunos entendessem o processo artístico, foram estudados a trajetória histórica do grafite, o significado social da arte e exemplos de grafite pelo mundo.
Leia mais
Cerca de 18 mil pessoas assistem Esquadrilha da Fumaça em Bento Gonçalves
Cânions da Serra registram recorde de visitação
– Durante este trabalho, os estudantes tiveram a oportunidade de trabalhar em grupo e criar suas mensagens e seus próprios desenhos – detalha a diretora, Sandra Virgínia Sandri.
A escola estabeleceu uma parceria com o grafiteiro Fábio Panone Lopes, que auxiliou durante todo o processo de desenvolvimento do projeto, e que depois organizou uma equipe de grafiteiros para orientar os estudantes. O ápice dos trabalhos ocorreu na semana passada, quando os alunos pintaram 14 murais da escola, com a ajuda dos profissionais.
– Foi um momento maravilhoso de interação, de atividade ao ar livre, em que os alunos puderam expressar o que pensam e em que acreditam. O resultado foi extraordinário e a beleza do grafite permanecerá por muito tempo na comunidade – comenta a diretora.