A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul confirma dois casos de gripe A neste ano. Um homem e uma mulher, ambos de 61 anos, contraíram o vírus da Influenza H3/Sazonal. Os dois integravam os grupos prioritários da Campanha de Vacinação em função da idade, mas não estavam imunizados. Além disso, a mulher era cardiopata. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
Startup Weekend começa nesta sexta-feira em Caxias do Sul
Justiça bloqueia R$ 69 milhões da prefeitura de Caxias do Sul
Conforme o levantamento mais recente da Secretaria da Saúde, 62% do público-alvo foi vacinado até o último sábado. A gerente da Vigilância Epidemiológica, Juliana Calloni, diz que o número está abaixo do esperado. A preocupação é maior em relação a gestantes e crianças, que são os grupos com menor imunização até agora. Juliana explica que, nesse ano, os casos de infecção com os vírus da gripe começaram mais tarde neste ano porque a imunização, que dura um ano, foi ampla na Campanha de 2016.
Além de crianças com idade entre seis meses e cinco anos e gestantes, a vacina está disponível para pessoas com mais de 60 anos, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, professores e pessoas com doenças crônicas com prescrição médica. A estimativa é vacinar 124 mil pessoas em Caxias.
A Campanha Nacional segue até o dia 26, mas em Caxias encerra no dia 25, próxima quinta-feira, por causa do feriado de Nossa Senhora de Caravaggio, na sexta-feira. A imunização é realizada nas Unidades Básicas de Saúde.