Depois de uma ação judicial que suspendeu a licitação para os serviços funerários em Caxias do Sul no final do ano passado, a prefeitura decidiu cancelar o edital em meados de fevereiro de 2017. Um novo processo licitatório terá de ser lançado. A previsão da Central de Licitações é que isso ocorra nos próximos 15 dias. A prefeitura trabalha na revisão do edital para evitar problemas que levaram à intervenção da Justiça. A informação é da Gaúcha Serra.
Leia mais
Sem concorrência, caros e ilegais: os serviços funerários em Caxias do Sul
Licitação para serviços funerários abre espaço para fim do monopólio em Caxias
Licitação para serviços funerários de Caxias ficará com a próxima gestão
No dia 9 de dezembro, a juíza Maria Aline Vieira Fonseca concedeu uma liminar que resultou na suspensão da licitação. O pedido partiu do Grupo Cortel. Umd dos argumentos é que havia direcionamento a uma empresa caxiense porque um dos itens não permitia que concessionários oferecessem serviços funerários em Caxias, com exceção do transporte até o município de origem. Na decisão, a juíza avaliou que existia "plausibilidade jurídica" nesta alegação.
Pelo menos desde 2010, os serviços funerários de Caxias do Sul opera sem licitação válida. Um edital para renovar a concessão foi revogada naquele ano e no seguinte por conta de recursos.