Uma grande notícia para quem gosta de robótica: estudantes de Caxias do Sul vão representar o Brasil numa competição na Austrália. Alunos da Rede Caminho do Saber, que integram a equipe Tecnoway, conquistaram a classificação durante o final de semana em Brasília. Além do grupo caxiense, mais 23 equipes brasileiras obtiveram bons resultados na seletiva e participarão de outros seis campeonatos pelo mundo.
Leia mais
3ª edição do Teatro para Todos se inicia na próxima semana, em Caxias
Prefeitura de Caxias do Sul organiza feira para vendedores de rua aos domingos
Foram mais de 700 competidores de 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Do Rio Grande do Sul, além da Tecnoway, apenas a Androids, de Esteio, conquistou o direito de viajar para a Austrália, em julho. A competição envolveu estudantes entre 9 e 16 anos. Os robôs foram projetados e programados pelos próprios estudantes. Na competição em Brasília, cumpriram diversas missões baseadas no tema da temporada: Animal Allies (Animais Aliados). Um dos desafios, por exemplo, era salvar animais de áreas de risco. As equipes também apresentaram projetos de pesquisa relacionados ao tema com soluções inovadoras para melhorar a relação entre homens e animais.
A equipe retornou a Caxias na madrugada desta segunda-feira. A Tecnoway é formada pela coordenadora pedagógica Alexandra Colvara e pelos estudantes Augusto Pioner, Bruno Nunes, Diogo Ribeiro, Julio Cesar Chiappin, Mateus Tomaz, Natan Pescador, Pedro Oliveira, Stefani Duarte e Tomas Curiel.A diretora-presidente da Caminho do Saber, Maristela Tomasi Chiappin, explica que o estudo e a prática da robótica proporcionam o desenvolvimento do raciocínio lógico e tecnológico, do trabalho em equipe, além da capacidade de resolução de problemas.
– Também chegam até às inovações utilizadas na Medicina, como os processos de uma cirurgia a laser – destaca Maristela.
Tecnologia
Estudantes de Caxias do Sul vão representar o Brasil em campeonato de robótica na Austrália
Equipe obteve classificação no final de semana em Brasília
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project