Apaixonados pelo carro mais querido e popular do mundo têm neste domingo um dia para dedicar ao seu insubstituível Fusquinha. A 14ª edição do Fuscaxias, que ocorre em paralelo ao 3º Encontro Sul Brasileiro de Kombis, no estacionamento da Universidade de Caxias do Sul (UCS), será a oportunidade para exibir e conferir desde os modelos mais tradicionais até aqueles que mal se consegue reconhecer, de tão personalizados.
Embora o Fusca seja o dono da festa, o evento convida a toda a linha de carros antigos da Volkswagen refrigerados a ar, como Variant, Brasília e Kombi, entre outros. E não há descriminação: vale estacionar tanto o carrão tunado e customizado quanto aquele caindo aos pedaços. Rico ou pobre, só precisa ser da família.
– É um evento em que cada um vai com o seu carro, mas não vai pelo carro, e sim pelo encontro com os amigos. O mais legal é reunir pessoas que se dão bem em torno de uma afinidade – comenta Guilherme Verona, presidente do Caxias Fusca Clube.
Além de membros dos clubes de donos de Fusca de Caxias e apaixonados de diversas cidades do Estado e da região Sul, até um grupo de motoristas de Rondonópolis-MS irá descer pelo Brasil até a Serra, para participar do Fuscaxias. A expectativa da organização é de repetir a quantidade de veículos da edição do ano passado, que reuniu cerca de 500 automóveis. O número pode até vir a ser maior se o tempo colaborar, já que em 2015 o Fuscaxias ocorreu sob bastante chuva.
Por ser realizado nas dependências da UCS, que cede o estacionamento, não será comercializada bebida alcoólica no evento. Assar churrasco também está proibido. Mas nem por isso será menos divertido:
– Um grande atrativo vai ser o chamado mercado de pulgas, que é o comércio de peças usadas. Estaremos com muitas opções. Também vai ter food-trucks e brinquedos infláveis para entreter as crianças.
7 RAZÕES PARA TER UM
Aficionados elencam os motivos que fazem do Fusca um dos veículos mais amados pelos brasileiros:
:: Mecânica fácil
São conhecidos pela engenharia simples, que facilita a manutenção. Os proprietários brincam que com alicate, arame e chave de fenda é possível resolver qualquer problema mecânico.
:: Durabilidade
Um argumento que se sustenta pela quantidade de modelos de 50 ou 60 anos atrás circulando pelas ruas. O recorde de durabilidade de um motor, inclusive, pertence a um Fusca que, em 1963, completou 12 milhões de quilômetros rodados sem fundir.
:: Custo-benefício
Além de ser fácil de encontrar no mercado por menos de R$ 10 mil, um Fusca bem regulado está mais próximo de carros que consomem menos combustível. Também dispensa o pagamento de IPVA.
:: Faz amigos
O Fusca é uma máquina de fazer amigos. Fazer parte de um clube e aderir a eventos como o próprio Fuscaxias são a oportunidade para conhecer aficionados e estabelecer amizades que vão além do amor pelo veículo.
:: Personalização
Quem é apaixonado por carros e gosta de customização tem nos veículos antigos uma grande quantidade de peças e projetos disponíveis para deixar o carro com o seu estilo e marca pessoal. Quanto mais singular, mais chama a atenção.
:: Valor sentimental
Quem tem um Fusca, não pensa em trocar seu carro pelo modelo do ano. Por isso, quanto mais tempo vive com o mesmo exemplar, mais histórias tem para contar. É um apego de dar inveja a muito casamento.
:: Pop star
Assim como as Kombis, os Fuscas são ícones da cultura pop. Inspiram produtos, estampam camisetas, são imortalizados pelo cinema e pela literatura. Ter um carro desses é estar sempre pronto a viver uma aventura que pode parar nas telas ou nas páginas.
SERVIÇO
:: O quê: 14º Fuscaxias e 3º Sul Brasileiro de Kombis
:: Quando: Domingo, 11 de dezembro
:: Local: Estacionamento da UCS, em frente à UCS TV
:: Inscrição: R$ 25,00 + 1 quilo de alimento
:: Mais informações: (54) 99186.2151, com Maicon, ou (54) 98152.4241, com Guilherme