São 21 jovens que sobem na passarela na noite desta sexta-feira para concorrer ao título de Mais Bela Comunitária de Caxias do Sul, evento que chega à 16ª edição com ares de renovação.
A organização quer mostrar que não trata-se apenas de um concurso de beleza. Antes de tudo, o objetivo é valorizar e estimular a participação das mulheres em movimentos sociais.As concorrentes representam associações de bairros (Amobs) de vários cantos da cidade – a mais jovem delas tem 15 anos.
Neste ano, haverá um resgate das cortes do passado, quando 20 mulheres que já ganharam o título desfilam antes do concurso. Os ingressos para a festa no Ginásio do Enxutão já estão esgotados.O primeiro concurso da Mais Bela foi realizado em 1994 e elegeu Fernanda Pedrotti. Na época, a escolha era anual.
Desde 2002, a União das Associações de Bairro (UAB) optou por fazer a festa a cada dois anos. O motivo: se percebeu que não cabia mais valorizar as jovens tão somente pela aparência. Segundo a diretora do Departamento de Organização da Mulher da UAB, Angela Cordova, houve todo um processo de amadurecimento sobre a função do concurso num mundo onde as mulheres cada vez mais buscam igualdade e protagonismo:
– Vimos que a necessidade de levar informações sobres os direitos das mulheres era muito grande. Se antes era pela beleza, agora formamos meninas para trabalhar no próprio bairro, na UAB. Por isso, depois de eleitas, elas aprendem a ser uma cidadã da comunidade, participam de várias ações voltadas às mulheres, lutam contra a violência de gênero, por exemplo – explica Angela.
Confira galeria de fotos das candidatas:
Muitas vencedoras do concurso exercem o voluntariado em Amobs ou na UAB, caso de Shania Pandolfo, 26, que arrematou a coroa em 2010. Ela já foi diretora do departamento atualmente conduzido por Angela, atuou na rádio da UAB e agora é integrante do Departamento da Juventude da entidade.
– Quando concorri comecei a ter noção sobre o movimento comunitário. Acredito que ter participado me trouxe vivências que não teria em outros locais, reforçou virtudes. É importante estimular a juventude, pois ainda é uma minoria que participa de movimentos sociais como um todo – pondera Shania.
Atualmente, Caxias tem 76 mulheres como presidentes de Amobs e outras 68 como diretoras ou integrantes da UAB.
Concurso
A escolha da Mais Bela Comunitária começa às 19h no Enxutão. Sete jurados vão escolher também a primeira e a segunda princesa, além da miss simpatia. Cerca de 800 pessoas devem prestigiar a festa 1 os ingressos a R$ 5 foram vendidos antecipadamente.
Torcida
A vencedora permanece no cargo até novembro de 2018 e substituirá Nathalia Caroline Velho Trindade, que ganhou o título em 2014. Também haverá prêmio para a torcida mais original, para a mais organizada e para a mais animada.