Um dos principais programas viários dos últimos anos de Caxias do Sul, o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), com obras que alteraram o cotidiano da população de Caxias do Sul, entrou com força na pauta do segundo turno da campanha eleitoral de 2016. Edson Néspolo (PDT) e Daniel Guerra (PRB) abordaram o assunto permanentemente em suas propagandas no rádio e na televisão, com promessas diferentes.
Néspolo, que pretende dar continuidade ao trabalho iniciado pelo prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), defende a construção de novas estações de transbordo, nas regiões Norte e Sul, para consolidar o SIM, o Sistema Integrado de Mobilidade. Também concorda com a permissão de estacionamento noturno nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado.
Leia mais:
Mudança do SIM ainda confunde motoristas em Caxias do Sul
Sem vagas para estacionar, clientes sumiram da Avenida Rio Branco
Apesar de ajustes, SIM Caxias ainda não é unanimidade
Guerra chegou a falar em 10 novas estações e em liberar as conversões à direita na Sinimbu e na Pinheiro, bem como em garantir o segundo corredor de ônibus para automóveis e motocicletas. Garante ainda que vai abrir as planilhas da Visate, o que chama de "Lava-Jato" para a concessionária.
Porém, nos programas de governo registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há escassas referências a ações práticas na gestão do SIM Caxias. No item 3.4 do documento de Néspolo, que tem 15 páginas, consta somente uma proposta: "Construir as estações de transbordo norte-sul e integrá-las com as duas já existentes, para facilitar o deslocamento do usuário, mantendo a tarifa única".
No item 4 do plano de Guerra, as ideias são: "revisar e adequar o SIM Caxias para a realidade das demandas da população, implantando o Inova Caxias Mobilidade" e "incentivar a concorrência de prestadores de serviço no transporte coletivo".
Para o professor de Arquitetura e Urbanismo da UCS Pedro Inda, que ministra uma disciplina de planejamento urbano, os candidatos deveriam concentrar suas proposições em expandir o SIM para toda a cidade e não admitir um passo atrás na priorização dos usuários de ônibus e pedestres:
– Em muitos locais, os carros não podem nem andar no Centro. A população terá de aceitar, mas, para isso ter sucesso, falta a estrutura funcionando a pleno. É preciso também alargar os passeis públicos, para dar qualidade a quem utiliza os coletivos.
Queda no número de acidentes
Encarada por boa parte da população como uma medida desnecessária e antipática, a proibição da conversão à direita fez com que caísse em 30% o número de acidentes de trânsito nos primeiros nove meses do ano, em comparação com 2013, 2014 e 2015, aponta levantamento da prefeitura de Caxias.
Na Sinimbu, a média de acidentes no período foi de 183 casos por ano; em 2016, são 150 – uma redução de 17%. Na Pinheiro Machado, passou de 133 para 107 – queda de 20%.
– As alterações propostas dentro do SIM, bem como os ajustes e flexibilizações implantados e previstos no projeto, estão dando resultado – avalia o secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho.
Mesmo assim, o candidato Daniel Guerra fala em voltar atrás no projeto e autorizar as conversões, o que, na visão do professor Pedro Inda, seria uma decisão equivocada:
– Esse é um ponto inevitável (proibir). Sempre haverá reação contrária. Depois que o plano se consolida, melhora. Aí teremos mais um tempo para saber se é realmente efetivo. Todo planejamento é questionável, isso é absolutamente normal, mas esse não é de hoje, começou a ser feito há 10 anos.
Outro ponto polêmico do SIM Caxias, a destinação de duas faixas de circulação para os ônibus, foi implementado de maneira dúbia, o que deu a sensação aos motoristas de que somente uma faixa seria o correto. Em determinado momento, os coletivos podiam andar em apenas uma; depois, em duas.
– No momento que tiraram a faixa de estacionamento para poder construir a canaleta, o ônibus caiu para a ponta, e depois voltou. O plano não é para os carros. Há um problema de aceitação, tem de ser melhor explicado _ analisa Inda.
O que prometem os candidatos
EDSON NÉSPOLO (PDT)
No plano de governo: "Construir as Estações de Transbordo norte-sul, e integrá-las com as duas já existentes, para facilitar o deslocamento do usuário, mantendo a tarifa única."
Nos programas de rádio e tevê: estacionamento durante a noite nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado.
DANIEL GUERRA (PRB)
No plano de governo: "Revisar e adequar o SIM Caxias para a realidade das demandas da população, implantando o Inova Caxias Mobilidade"; "Incentivar a concorrência de prestadores de serviço no transporte coletivo urbano"; "Implantar trechos de onda verde, facilitando e agilizando o deslocamento de carros, ônibus e demais veículos".
Nos programas de rádio e tevê: liberar as conversões à direita na Sinimbu e Pinheiro Machado, liberar para todos os veículos a segunda faixa de uso do transporte coletivo, construir 10 estações de transbordo e abrir as planilhas da Visate – a "Lava-Jato da Visate".