As estruturas metálicas fixadas em calçadas das principais vias do eixo central de Caxias do Sul serão readequadas a partir de quinta-feira pela prefeitura da cidade. Na última sexta-feira, imagens de câmeras de segurança de uma empresa, localizada na rua Pinheiro Machado, registraram o momento em que fios da rede elétrica encostaram em um dos pórticos, o que provocou curto-circuito e pequenas explosões. Logo depois, o bairro ficou sem luz. Nenhuma pessoa transitava pelo local.
Em 18 de março, a RGE já havia notificado o Executivo de que as instalações estavam irregulares – elas precisam ficar a pelo menos um metro de distância dos fios de baixa e média tensão. Uma carta foi encaminhada ao prefeito Alceu Barbosa Velho, mas nada foi feito. O maior risco é que algum pedestre tome um choque ao encostar no equipamento e morra com a descarga elétrica.
Leia mais:
Quarenta pórticos com placas de trânsito são instalados no centro de Caxias
Com o SIM Caxias, conversões proibidas são o maior problema
Ao todo, 31 pórticos, entre as ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, terão de ser vistoriados por engenheiros da prefeitura. Com 5,5 metros de altura, eles podem suportar até quatro placas de trânsito do SIM Caxias, que indicam, por exemplo, faixas de corredores de ônibus, corredores semi exclusivos e proibições de trânsito para veículos privados.
A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade reconhece o problema e garante que ele será solucionado nos próximos dias. Segundo Carlos Roberto Noll, que responde interinamente pela titularidade da pasta, as estruturas irregulares terão módulos retirados para que fiquem afastadas da rede elétrica. Caso não funcione, novas medidas serão estudadas. Uma reunião na quinta vai estipular um cronograma para as adequações.
– A empresa contratada (Sinasc, de Santa Catarina) à época foi acionada e fará o reparo de imediato. Até então, não havia dado nenhum problema. É uma coisa séria e resolveremos logo. A estrutura afetada na semana passada foi isolada e não há mais perigo – afirma Noll.