Pelo menos 16 casos de pessoas que foram diagnosticadas com gripe H1N1 na Serra Gaúcha são avaliados pela Secretaria Estadual da Saúde. Além deste índice expressivo, o número de mortos pela doença viral confirmados pela Secretaria Estadual da Saúde subiu de três para cinco na região, conforme boletim divulgado na sexta-feira.
As vítimas, de Vacaria e de Gramado, morreram na semana passada e se juntam a outros três casos, de moradores de Caxias, Flores da Cunha e outro de Vacaria, que morreram entre março e abril. O Laboratório Central do Estado (Lacen) atestou a causa dos cinco óbitos.A vítima de Vacaria morta na semana passada, um morador de Nova Petrópolis de 56 anos, faleceu na madrugada do dia 5. Ele estava hospitalizado na UTI do Hospital Nossa Senhora da Oliveira.
Em Gramado, uma paciente de 36 anos morreu após ficar internada por quatro dias no hospital do município. Ela aguardava para ser submetida a uma cirurgia bariátrica. No último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) na sexta-feira, havia o registro de 35 mortes por gripe A desde o começo do ano no Estado.Os 16 casos em análise na região são de Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, São Marcos, Vacaria e Caxias. Enquanto isso, a 18ª campanha de vacinação contra a Influenza em Caxias se aproxima da meta das 115 mil aplicações.
A remessa de 25 mil unidades enviadas para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na manhã de ontem deve durar mais esta semana. No entanto, a orientação é que a população sempre contate a UBS por telefone antes de ir se vacinar, para se certificar de que ainda há doses à disposição.
– Caxias do Sul deve receber outras 750 doses nesta semana para fechar o lote. Temos certeza de que não vão faltar vacinas – acredita a coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Solange Sonda.