Um estudo em andamento na Secretaria do Planejamento busca identificar ruas para implantação de ciclovias em Caxias do Sul. O projeto começou no início deste ano e identifica o deslocamento da população em todas as regiões da cidade. São levados em conta não só a direção do fluxo de pessoas, mas também onde elas se concentram, tanto para moradia como para serviços.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O levantamento leva em conta, por exemplo, os chamados pontos de convergência, como escolas de ensino médio, parques, praças, estações do transporte coletivo e centros comerciais. Entre os exemplos já identificados, por exemplo, estão os bairros da zona norte, que contam com menos serviços, obrigando o deslocamento dos moradores ao centro.
Segundo o arquiteto da Secretaria de Planejamento, Juarez Marchioro, a partir da identificação do comportamento da mobilidade da população, vão ser definidos um conjunto de ruas que vão integrar a ciclo rede de Caxias. A preferência vai ser por vias que não sejam muito íngremes e sejam pavimentadas. Parte destas faixas já foram definidas e anunciadas em novembro do ano passado pelo prefeito Alceu Barbosa Velho.
O anel central vai contemplar as ruas Bento Gonçalves, Vereador Mário Pezzi, Plácido de Castro e Os 18 do Forte, entre outros. Antes de sair do papel, porém todo o plano precisa ser concluído, o que está previsto ainda para este ano. O projeto vai apontar por onde a implantação deve começar e deve ser regulamentado por um projeto de lei. Além disso, vai integrar o plano municipal de mobilidade urbana, que está em elaboração.
