Cavalarianos participam, na tarde deste sábado, da cavalgada da Festa do Divino Espírito Santo, em Caxias do Sul. Por volta de 14h, uma louvação antecedeu a atividade. Festeiros e cavalarianos oraram e cantaram, lembrando os pilares da festa, cultural e religioso, além de fazer uma saudação pela paz. A concentração ocorreu ao lado da Igreja Matriz de Ana Rech.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Pouco depois, os cavalarianos saíram pela Avenida Rio Branco de Ana Rech, em direção a Vila Seca. Antes de chegar ao destino final eles passaram por Fazenda Souza, onde estava programada uma parada para lanche.
Um dos participantes é o empresário Vilmar Antônio Andreis, 54 anos. Ele faz o percurso a cavalo há oito anos.
- A cavalgada e a festa vêm crescendo a cada ano. Acredito que aumente uns 10% ao ano - estima.
Além do grupo que iniciou a cavalgada em Ana Rech, outros se juntaram no decorrer do trajeto. A estimativa é de que cerca de 120 cavalarianos participem da ação.
Para a noite deste sábado, às 19h30min, está programado um jantar campeiro na Capela do Divino, seguido de encontro de músicos.
A Festa do Divino tem origem na cultura açoriana. A programação prossegue nos dias 28, 29 e 30 de abril e também nos dias 1º, 14 e 29 de maio. A programação inclui celebrações religiosas, procissão e atividades como almoços, jantares dançantes, rifa e leilão de terneiros.
Caxias do Sul não é a única a celebrar o Divino na região. Pelo menos outras cidades têm eventos neste final de semana. Entre elas estão Campestre da Serra, Nova Araçá e São Marcos, que promovem atividades gastronômicas.
Cultura
Cavalgada do Divino reúne dezenas no interior de Caxias do Sul
Atividade, entre Ana Rech e Vila Seca, ocorre entre a tarde e o início da noite deste sábado
GZH faz parte do The Trust Project