O atraso de praticamente uma hora que tirou muito do brilho do primeiro desfile do corso cênico musical da Festa da Uva 2016, na última quinta, ficou oficialmente no passado. Pelo menos foi o que se viu na Plácido de Castro na noite deste sábado, quando a movimentação dos figurantes na rua começou apenas sete minutos após o horário marcado. As arquibancadas - com espaço para 3 mil espectadores - ficaram praticamente lotadas e as grades que acompanhavam a Plácido na altura entre a Pedro Tomasi e a Andrade Neves foram tomadas por quem não queria perder nenhum detalhe do desfile.
- Acho que a visibilidade não ficou tão boa (quanto na Sinimbu), só se enxerga quando está bem na frente. Mas o desfile tá bonito do mesmo jeito - disse Simone de Moura, 42 anos, que participa da Festa da Uva desde criança e, no sábado, estava grudada na cerca da Plácido, junto com a filha Bianca, de três anos, a sobrinha e o marido.
Havia sincronicidade entre o áudio transmitido em cada um dos pontos de alto-falantes distribuídos pela Plácido de Castro, mas em alguns momentos deu impressão de que o corso ficou um pouquinho acelerado - provavelmente foi preocupação da organização para não ultrapassar o tempo previsto. Fato é que a 1h20min de espetáculo foi preenchida novamente com muita interação entre figurantes e público, envolvidos pela trinca de luz, música e emoção.
A beleza do desfile deste ano contribui em muito para que alguns simpatizem com a mudança para a Plácido. É o caso da família de Viviane Rodrigues Santos, 40, que veio de Dom Pedrito mas adotou Caxias e a Festa da Uva no coração. Eles moram na cidade há nove anos e já participaram de pelos menos três edições antes dessa.
- Achei que a iluminação melhorou bastante, gostei do espaço dos lanches. Aqui parece mais seguro também, lá (Sinimbu) era mais aberto - comentou ela, enquanto assistia o desfile da calçada.
Quem desfila também tem direito a opinar sobre a mudança do corso. O figurante Vitor Costa faz parte da cena nove, que reproduz um parreiral na Plácido de Castro. Para ele, o desfile ficou mais estreito, com menos espaço para o povo. Trabalhando pela quarta vez como voluntário no corso, ele salienta, no entanto, o que deve garantir o sucesso do desfile mesmo em nova casa:
- Fazendo com carinho e paixão vai agradar, seja na Sinimbu ou aqui.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O Pioneiro listou alguns pontos a melhorar com base no desfile de quinta-feira. Veja o que mudou com relação a cada um deles.
Desfile
Sem atraso, corso da Festa da Uva deste sábado, em Caxias, agradou mais
Pioneiro avaliou novamente pontos apontados como problemáticos no desfile de quinta-feira
GZH faz parte do The Trust Project