Rafaelle Galiotto Furlan amanhece hoje com a responsabilidade de representar o setor vitivinícola e a capacidade empreendedora de Caxias do Sul para o resto do país. Ela é a força feminina, o toque delicado da vindimeira, a simpatia da caxiense. Desde que foi coroada, em setembro de 2015, visita bairros com nomes que sequer tinha ouvido falar, anda com crianças a tiracolo, emociona idosos e distribui sorrisos em cada esquina da cidade.
Toda essa vivência na comunidade caxiense amadureceu a menina que cresceu rodeada dos primos e irmãos na casa da avó Lídia, na Avenida Itália. As histórias da infância de Lelly, como é chamada pela família, envolvem o café da tarde passado pela avó, jogos do Caxias no Estádio Centenário e o sonho de ser médica que crescia a todo instante, junto ao desejo de ser coroada.
- A vontade de ser rainha da Festa da Uva era tão grande que ela cogitou adiar a residência médica para concorrer, ainda na edição anterior - entrega a prima, melhor amiga e também médica, Giovana Araldi, 25 anos.
Ainda que Rafaelle não abra mão de estar com os pais e irmãos, são as famílias de milhares de caxienses que ela priorizou nos últimos meses.
O gosto de estar em casa é herança dos oito anos que morou longe dos Galiotto Furlan, em Rio Grande, para cursar medicina.
- A Rafaelle é cozinheira de mão cheia, é uma perfeita dona de casa, arruma até lâmpada se precisar. Tem problema com equipamentos? Chama a Lelly - brinca a madrinha Suzete Araldi.
A jovem é a rainha que prefere o penteado discreto, o corte de cabelo suave e a maquiagem delicada, entrega a cabeleireira Zeli Santos de Azevedo. Vaidosa, a postura de soberana ao sentar e conversar era notada antes mesmo de ser coroada: nos corredores do hospital da Universidade Federal do Rio Grande, já a chamavam de miss. Mas este fator não é de longe o que mais marca a memória dos colegas da faculdade, descreve a médica Daniele Maieron:
- Alguns pacientes pediam para ser atendidos só por ela. Tem pulso firme, é responsável, doce o tempo inteiro, inteligentíssima. Nunca reclamou dos plantões que duravam mais de 24 horas. Ama a profissão, ama.
A mulher, que irá concentrar as atenções ao lado das princesas Laura e Patrícia na Festa da Uva, é trabalhadora, extrovertida, carismática, detalhista. Não perde as missas de domingo na paróquia São Pelegrino desde criança e já tem a bênção do padre Mário Benvenutto Pedrotti para cumprir a missão:
- Ela é a rainha de uma família real. É encantadora.
Soberana da uva
Rainha da Festa da Uva, Rafaelle Furlan representa a força feminina e a pujança caxiense
Rafaelle Galiotto Furlan amanhece hoje com a responsabilidade de representar o setor vitivinícola e a capacidade empreendedora
GZH faz parte do The Trust Project