O Pioneiro estreou hoje uma série de mudanças. O reposicionamento editorial foi às vésperas da 31ª Festa da Uva de Caxias do Sul, como um presente a você, leitor.
A reformulação é parte de uma transformação iniciada em 2014. Naquele ano, o Pioneiro fez a transformação de uma plataforma (jornal) para uma marca (Pioneiro). Ganhamos um logotipo moderno e mudamos o slogan de "Diário de Integração da Serra" para "Ao Teu Lado". E esse passo que damos agora busca deixar nossa marca cada vez mais ao teu lado e também alinhá-la ao propósito do Grupo RBS, reafirmado no fim de 2015, "Informar é Transformar".
O Pioneiro que estrearemos na próxima segunda é todo baseado em pedidos dos leitores. Na segunda semana de novembro de 2015, disponibilizamos, em nosso site, pelo Facebook e entre assinantes com e-mail cadastrado, uma pesquisa para entender como o leitor estava vendo o jornal. Recebemos 702 respostas! E 90% dos respondentes eram assinantes. Entendemos a avaliação de vocês sobre a profundidade e a variedade de assuntos, a credibilidade, a facilidade de leitura, a qualidade das fotografias, entre outros. Descobrimos quem são os colunistas mais relevantes e como vocês gostariam de ler o jornal. Em perguntas abertas, solicitando críticas e sugestões, ouvimos principalmente pedidos de mais notícias; maior profundidade nos conteúdos, com mais investigação; opinião qualificada de colunistas, maior pluralidade de opiniões e imparcialidade; a cobertura de Política e Polícia de antigamente; a volta ao formato, à paginação, anterior; a volta de marcas importantes, como Caixa-Forte, Mirante, Sete Dias e Almanaque; além de elogios.
O jornal que chega às bancas e à casa dos leitores hoje e nos próximos dias atende à grande maioria desses pedidos. Ele também é baseado em um diagnóstico com todos os jornalistas da redação, equipe de atendimento ao assinante e coordenações de diferentes áreas do jornal.
Antes do lançamento, ainda em dezembro, o projeto foi apresentado, testado e aprovado por um grupo de representantes da comunidade de diversas idades, diferentes bairros e segmentos. Todos os 11 leitores ouvidos por mim consideraram a mudança muito melhor. Alguns sugeriram pequenas adaptações, que estamos implementando.
O que traz o seu novo Pioneiro:
# Mais notícias e reportagens
# Mais profundidade e exclusividade
# Maior variedade de assuntos
# Opinião qualificada e plural
# A volta do Sete Dias.
O que mudou no teu jornal:
# Voltamos a identificar as editorias de Economia, Política, Geral, Policia e Esportes
# Silvana Toazza abre o Pioneiro trazendo sua análise econômica na coluna Caixa-Forte.
# Rosilene Pozza assina o Mirante na sequência da cobertura da Política.
# Rodrigo Lopes segue na penúltima página do jornal, com a coluna Memória.
# Para fechar a edição, está o espaço do frei Jaime Bettega.
# As colunas de Ciro Fabres (Comunidade) e Daniel Angeli (Intervalo) serão publicadas na edição conjunta de final de semana. A coluna de esportes será publicada também às segundas-feiras
# O espaço dedicado à opinião do leitor agora está ao lado da opinião da RBS, na mesma página da charge do Iotti
# No Sete Dias, João Pulita segue ocupando as páginas centrais, com a Sociedade; Carlinhos Santos continua na contracapa, com a 3por4. A crônica de Marcos Kirst está na página 2 do caderno, de segunda a sexta; e nos finais de semana, Gilmar Marcílio escreve na contracapa.
Transformação
Pioneiro muda a pedido dos leitores
Pesquisa baseou série de mudanças apresentada pelo jornal hoje
Andreia Fontana
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: