Será enterrado neste sábado, às 19h, o rapaz que foi baleado na cabeça durante uma perseguição policial na madrugada da última quinta-feira. O velório de Lucas Raffainer Cousandier, 19 anos, está sendo realizado nas Capelas Cristo Rei, em Bento Gonçalves. O enterro ocorre às 19h, no Cemitério de Santo Antão, também em Bento. O jovem teve a morte cerebral confirmada pelo Departamento de Perícias do Interior (DPI) no final da tarde da última sexta-feira.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Descrito por amigos como um rapaz alegre e querido por todos, "Cosan" - como era conhecido - morava com os pais e o irmão mais novo em Bento Gonçalves. Ele cursava Direito na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e trabalhava na Cousandier Alimentos, empresa que pertence à família e é uma distribuidora de produtos alimentícios.
- O Cosan era aquele cara alegre, feliz. Não lembro de ter visto ele algum dia sem um sorriso no rosto. Ele sempre dava conselhos, queria ajudar todo mundo. Lembro que um dia ele me olhou e me chamou de bombonzinho, que é como ele chamava todo mundo, e falou que nunca ia esquecer de mim. Eu que nunca vou esquecer dele - relata o amigo Michael Cezar do Nascimento, 25 anos.
Parentes e conhecidos lamentam a partida prematura de Lucas e destacam que o jovem não era de se envolver em nenhuma confusão. Jonathan Fogaça, 22 anos, diz que é "impossível aceitar perder um amigo assim":
- Até praticamente ontem a gente combinava como seria daqui 40 anos... Ele foi mais cedo, mas sei que ele vai estar me acompanhando a vida inteira. Perdemos um amigo que era como um irmão, mas aquele irmão que nunca te faltava com o respeito, aquele que se podia contar para qualquer momento que ele dava um jeito de te ajudar - lamenta.
No dia em que foi baleado na cabeça, Lucas era passageiro de um Ka conduzido pelo amigo Felipe Veiga, 22 anos. Veiga fugiu da abordagem da Brigada Militar (BM) porque estava embriagado e temia ser preso. No carro também estava Tiago Signor, 22.
O trio veio de Bento para passear em Caxias, segundo Signor e Veiga relataram na Polícia Civil. Na Avenida Itália, bairro São Pelegrino, PMs desconfiaram do grupo e iniciaram uma perseguição. Conforme a versão dos policiais, os ocupantes do Ka atiraram contra a viatura e, ao revidar, Cousandier foi atingido. Já os jovens admitem que fugiram da polícia por medo de multa e prisão, mas negam ter atirado. Eles afirmaram, na delegacia, que não portavam nenhuma arma.
O confronto ocorreu na Perimetral Sul, próximo ao entroncamento com a Avenida São Leopoldo, no bairro Kayser. O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ronaldo Buss, instaurou um inquérito na corporação para investigar o caso.
Despedida
Jovem baleado em perseguição policial em Caxias será enterrado neste sábado
Lucas Raffainer Cousandier é descrito pelos amigos como um rapaz alegre e querido por todos
GZH faz parte do The Trust Project