O game Olimpíada Colonial da Festa Nacional Uva 2016 está disponível para as plataformas Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente no Play Store e App Store. Na busca, basta digitar Jogo Olimpíada Colonial, baixar o aplicativo e entrar na brincadeira.
A prova escolhida para recriar a tradicional olimpíada das colônias é o tradicional ato de amassar uva com os pés. A professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Iraci Cristina da Silveira De Carli, uma das supervisoras do projeto, conta que os estudantes envolvidos na criação do game fotografaram os distritos de Caxias e a "mastela", recipiente onde os competidores entram para amassar a uva, reproduzindo assim a prova.
- Atentos aos detalhes, os alunos criaram cenários baseados na cultura do colono italiano e da Olimpíada Colonial, com a área de competição e a plateia. Ao centro, o personagem principal (avatar do amassador de uvas) está localizado sobre a mastela -afirma.
Na Olimpíada Colonial real, a prova é realizada em duplas, que devem amassar uva durante o tempo regulamentar. Ganha a dupla que produzir mais bagaço de uva, que será pesado no final da prova. Já na virtual há apenas um jogador. "O personagem do game é desafiado a produzir uma quantidade de suco (garrafões) definida no início de cada fase, dentro do tempo determinado. Para tal, deve pressionar os botões de maneira sincronizada, reabastecendo a "mastela" quando necessário e retirando os garrafões sempre que cheios. Também deve ficar atento para os bônus oferecidos pelos personagens, tais como taças de vinho e pedaços de queijo", explica a professora.
Para quem quer curtir o sotaque característico do personagem principal, que é um dos colonos mais queridos e conhecidos da Serra Gaúcha, o Radicci, do cartunista Carlos Henrique Iotti, é interessante deixar o som ligado, e se divertir.
Online
Game virtual da Festa da Uva está disponível para download
Brincadeira recria costumes de amassar uvas com os pés
GZH faz parte do The Trust Project