Os números divulgados neste domingo mostram que a Festa da Uva de Caxias do Sul é sucesso de público: em apenas 11 dias, 410 mil pessoas já passaram pelos Pavilhões, segundo a organização. Isso significa 50 mil visitantes a mais em relação ao mesmo período da edição de 2014, que havia recebido cerca de 360 mil pessoas.
INFO: confira a programação completa, guia de serviços, mapa dos Pavilhões e atrações extras
Plácido consagra trio de soberanas durante o desfile da Festa da Uva
Somente entre as 18h de sexta-feira e as 19h de domingo, o presidente da Festa, Edson Néspolo, afirma que 161 mil pessoas circularam em todo parque, número superior ao primeiro final de semana da Festa, que teve 143 mil visitantes.
Na tarde deste domingo, por exemplo, todos os corredores e atrações estavam lotados. Havia filas para voar de helicóptero, para pegar o transporte interno do parque, para comprar uvas e também em atrações que estão fazendo muito sucesso como o Museu do Videogame e a Locomotiva Azul no estande da Caixa Federal.
Para driblar o calor e o sol forte, muitas pessoas buscaram abrigo nas sombras. A dona de casa Angela Cardoso de Oliveira Durand, 42 anos, e a sogra Noeli Martins Durand, 66, se refrescavam sob os parreirais na rua de acesso ao Pavilhão 2. Elas aguardavam pelo marido de Angela, que passeava com a filha.
Se alguns descansavam, outros procuravam por diversão. Próximo à Réplica de Caxias do Sul, o público se divertia em duas canchas de bochas. Visitantes aproveitaram o intervalo das partidas oficiais de um torneio para conhecer o jogo e praticar arremessos.
- Recebemos uma excursão do Rio de Janeiro no domingo passado e eles acharam muito importante esse aspecto da nossa cultura, disseram que vão levar o jogo para lá também - revelou o presidente da Liga Caxiense de Bochas, Moacir Bressan, 59.
No Museu do Videogame, o professor de Pelotas Marcos Valença, 54 anos, distraía o sobrinho Leonardo Valença, 7, enquanto a irmã dele e mãe do menino faziam compras. As relíquias e novidades estão encantando adultos e crianças.
- Ele (sobrinho) estava extremamente curioso sobre esse espaço e adora videogame. Eu já não tenho mais muito tempo para jogar, sou do tempo do Atari (marca), mas é um espaço importante para relembrar - disse Valença.
Limpeza e organização
Local obrigatório para quem aprecia uva, o setor de degustação também estava lotado, mas bem organizado. Equipes da Codeca se esforçavam para manter o local impecável, apesar do enorme fluxo de pessoas.
O jogador de futebol Alisson Vidor, 18 anos, trouxe a namorada de Veranópolis para conhecer a festa. Mais uma vez, a organização foi elogiada:
- Conseguimos passar e ver todos os estandes. Tenho muito orgulho de ter uma festa tão bonita e grande como esta na minha cidade - comemorou o jovem ao lado de Francielly Silveira, 17.