O trânsito de Caxias do Sul vai ter alterações durante a Festa da Uva. No entorno dos Pavilhões, a grande mudança é nos portões de acesso. A entrada do estacionamento agora é pela antiga saída. Para chegar lá, é preciso contornar a rótula Valter Gomes Pinto. Já na saída, os motoristas podem optar por descer a Rua Ludovico Cavinato, que não terá alteração de sentido, ou passar novamente pela rótula e usar a Rua Ivo Remo Comanduli. As informações são da Gaúcha Serra.
INFO: confira a programação completa, guia de serviços, mapa dos Pavilhões e atrações extras
A Rua Luiz Carlos Festugatto, que fica nas proximidades, vai ter mão única no sentido bairro Pioneiro-Pavilhões da Festa da Uva. Segundo o diretor de Trânsito da Secretaria de Trânsito, Érico de Oliveira, a mudança na via começa a partir das 16h e durante toda a Festa da Uva fiscais vão orientar o trânsito no acesso. A expectativa é de que a nova rotatória ajude o trânsito a fluir melhor, mas não é descartada lentidão em alguns momentos, principalmente aos finais de semana.
No entorno da Rua Plácido de Castro também vai ter bloqueios (veja abaixo), que começam às 17h com a interrupção da Rua Andrade Neves para a retirada dos carros alegóricos do complexo da Maesa. Até as 18h30min todas as alterações no trânsito vão estar concluídas para o desfile que começa às 20h. Além da Andrade, vai ter bloqueios nas ruas Santos Dumont, Carlos Giesen, Pedro Tomazi, Vereador Mário Pezzi, Farrapos, 13 de Maio e Humberto de Campos.
Para quem precisa de ônibus, a Visate vai disponibilizar a Linha Especial 500, que vai sair da frente da Escola Presidente Vargas, na esquina das ruas Visconde de Pelotas e Bento Gonçalves no Centro. Os ônibus vão ser disponibilizados uma hora antes da abertura dos portões e atendem até uma hora depois do fechamento. A linha vai seguir para o parque de eventos via Rua Moreira César. A oferta das viagens vai variar de acordo com a demanda de passageiros. Dessa forma haverá mais opções aos finais de semana.
Outras opções para os pavilhões são as linhas Pioneiro, Vinhedos, Interbairros, Coletora Norte e Coletora Oeste, que vão ter o atendimento ampliado, via pavilhões, durante a Festa. Já para a Plácido de Castro não há linhas especiais. Os espectadores podem utilizar qualquer linha que passa pela Rua Sinimbu ou as linhas Panazzolo e Cristo Redentor. Nas duas últimas, que têm frequência de 20 minutos, a recomendação é pegar o itinerário via 13 de maio, que passa antes pelo ponto do desfile.
Confira os bloqueios em dia de desfile:
Andrade Neves x Os 18 do Forte
Santos Dumont x Guia Lopes
Carlos Giesen x Andrade Neves
Carlos Giesen x Pedro Tomazi
Andrade Neves x Santos Dumont
Vereador Mário Pezzi x Santos Dumont
Farrapos x Santos Dumont
13 de Maio x Santos Dumont
Humberto de Campos x Santos Dumont
13 de Maio x Dom José Barea
Humberto de Campos x Lourenço Tomanini