Quem já não pensou em largar tudo e ir morar na praia? Quando a aposentadoria chega e os filhos já estão criados, os pensamentos se voltam para o tão sonhado descansar. Às vezes, os médicos recomendam. Em outras, a busca pela qualidade de vida é o que impera.
Foi assim para o mecânico de máquinas de confecções Neival Borges de Souza, 63 anos, e a gerente administrativa financeira Maria Ines Fochesatto de Souza, 55. Morando em Caxias do Sul há mais de 40 anos, o casal está se preparando para ir viver na praia.
Para Maria Ines, a praia faz com que ela consiga relaxar e recarregar as energias, diminuindo assim o ritmo frenético vivido no dia a dia.
- Há algum tempo estávamos pensando como seria se vivêssemos na praia. Fomos conhecer várias em Santa Catarina. Adoramos lugares maravilhosos, mas 600 quilômetros era muito longe. Estamos envelhecendo, e a distância torna-se cada vez mais cansativa. Com os dois filhos adultos, em Caxias, pensamos numa praia mais perto. Outra expectativa é que queremos descansar, mas sem perder os laços de amizade que temos. Esses foram alguns dos motivos que nos fizeram optar por ficar nas praias do Rio Grande do Sul - explica.
Para trocar a cidade grande por uma praia calma e tranquila, a aposentadoria do casal está sendo planejada há aproximadamente 10 anos.
- Chegamos à conclusão que para uma melhor qualidade de vida, necessitamos bem menos do que atualmente temos, e seremos muito mais felizes. Os anos estão passando e estamos envelhecendo - acrescenta.
Perdeu alguma matéria da Melhor Idade? Clique e veja tudo sobre a série!
O casal está ansioso para a nova etapa da vida. Eles se perguntam:
- Quando vamos viver mais tranquilos? Quando vamos viajar? O momento é este. E assim está sendo feito. Desde o início deste ano começamos a reduzir o ritmo de trabalho e colocar nossos planos em prática. Estamos na reta final. Faltam alguns pequenos ajustes de percurso - enfatiza.
De acordo com Maria Ines, esse ano servirá como um teste, já que eles pretendem ficar na praia durante todo o verão.
- Após este período, nós vamos analisar se estamos preparados psicologicamente. Mas pensamos em dividir a nossa estadia entre a praia e Caxias. Mesmo estando lá, temos algumas atividades na cidade, como voluntariado - afirma.
Maria Ines conta que sempre adorou praia, já que é um dos poucos lugares onde consegue se conectar com o seu interior, além da paz e da tranquilidade:
- Quanto à alimentação, já contamos com orientação nutricional, inclusive fiz cursos de preparo de frutos do mar e de saladas - diz.