A maioria dos homens não se sente muito confortável quando começa a perder os cabelos. Mas ser careca tem as suas vantagens. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, os carecas são vistos como pessoas mais dominantes, confiantes e masculinos do que os homens com cabelo. Eles até mesmo podem ser consideradas pessoas com mais "liderança".
A dermatologista Stela Cignachi explica que a queda de cabelos que inicia no paciente idoso é muito semelhante tanto para os homens quanto para as mulheres. É fundamental uma avaliação minuciosa da história clínica do paciente para entender quais os principais fatores desencadeantes da queda do cabelo com início nesta fase da vida.
- Com o aumento da idade, há uma diminuição da densidade dos cabelos e uma redução na duração da fase de crescimento do cabelo. Consequentemente, há aumento no número de fios que estão em fase telógena (queda de cabelos), o que representa uma maior queda dos cabelos com o processo fisiológico do envelhecimento - avalia Stela.
Contudo, é importante sempre avaliar uma causa secundária à queda de cabelos. O uso de medicações pelo paciente, como anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, antibióticos, anticoagulantes e drogas para o tratamento de doenças crônicas, como Parkinson, deve ser investigado. É importante lembrar que os quimioterápicos utilizados para o tratamento do câncer podem aumentar a queda dos fios.
O cabelo exerce um papel social e psicológico de extrema importância, interferindo na forma como as pessoas se relacionam com o meio.
- Os cabelos apresentam um padrão de crescimento característico chamado ciclo do pelo. Estima-se que o couro cabeludo tenha cerca de 100 mil fios de cabelo com crescimento de 1cm por mês. A queda normal diária de cabelos é de 100 fios.
A calvície é uma condição preocupante que causa desconforto e leva a diminuição da autoestima e qualidade de vida. Por isso é importante que esteja sempre sendo acompanhado por um especialista.
Perdeu alguma matéria da Melhor Idade? Clique e veja tudo sobre a série!
Nunca tive problemas por ser careca
Desde os 18 anos, o advogado Ozório Alcides Rocha, 66, percebe a perda do cabelo quando começou a formar uma entrada na testa. Ele acredita que puxou à família da mãe, já que o avô e os tios também eram carecas.
- Tenho certeza que a minha calvície é hereditária. Eu e o meu irmão Elcio, que temos características da mãe, somos carecas, enquanto o outro irmão, o Euclides, que é mais parecido com o pai, não apresenta problema de calvície. Outro caso é o meu filho, Anderson, que desde os 25 anos começou a apresentar calvície - diz.
Rocha nunca teve problema por ser careca. Os cabelos caem gradativamente e se acostumou com o visual. Ele conta que seria estranho voltar a ter cabelo.
- O ser humano deve ser reconhecido pelas qualidades, jamais pela aparência - conclui.
Melhor idade
Queda de cabelo pode ter origem variada
Calvície pode estar relacionada ao uso de medicamentos, envelhecimento, estresse ou carga genética
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: