Transformar o cenário da BR-470 é plano para o futuro. Na semana passada, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou a ordem de início de um estudo para detectar os principais pontos de ataque. A partir desse Estudo de Viabilidade Técnica, Ambiental e Econômica (EVTEA), que deve durar 10 meses, será possível elaborar anteprojeto e projeto de engenharia das intervenções necessárias e viáveis. Trata-se de um primeiro passo, em um lento processo, o que indica que as mudanças dificilmente serão realidade em 2016. É nesse trabalho que deve entrar a duplicação entre Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, um dos maiores pedidos de empresários.
- Todo o Estado avançou. A BR-470 deixa de ser uma estrada meramente da encosta superior do Nordeste, e interfere muito também na região de Caxias, Farroupilha, Passo fundo, Lagoa Vermelha... Todas essas cidades usam a BR-470 para o escoamento. Precisa ser duplicada, e se não for, ser mantida em boa conservação - aponta o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Fernando Xavier da Silva.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Outro ponto conflagrado, o Trevo da Telasul (entroncamento com a RSC-453, na altura de Garibaldi), deve ganhar uma rotatória a partir de março, se depender do DNIT, responsável pela BR-470. No entanto, segundo o superintendente regional, Hiratan Pinheiro da Silva, a execução depende do custo do material empregado na pavimentação de rodovias. Para o Ministério dos Transportes, por outro lado, a preferência é por viadutos, como solução definitiva.
*colaboraram André Fiedler (Rádio Gaúcha Serra) e Jean Prado (RBS TV)
Serra Imobilizada
Melhorias na BR-470 entre Carlos Barbosa e Bento Gonçalves vão demorar
Uma rótula no Trevo da Telasul é a única providência prevista para os próximos meses
GZH faz parte do The Trust Project