Os 100 alunos premiados no projeto Jornalista por um Dia fizeram a festa na tarde desta sexta-feira no pátio do Pioneiro. Vibraram muito por terem seus trabalhos publicados no caderno especial dos focas, que circulou encartado da edição. Dos 100 trabalhos publicados, 30 foram selecionados e seus autores terão direito ao um passeio no GramadoZoo com acompanhante.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Os dois alunos vencedores em duas categorias foram: Bianca Caio Conte, da escola Antônio de Souza Neto, de Flores da Cunha, e Emily dos Santos da Silva, da escola Bento Gonçalves da Silva, de Caxias do Sul. As duas estudantes venceram com os trabalhos sobre os temporais que devastaram Cambará do Sul, em novembro deste ano, e um artigo pedindo mais arte, mais cultura para o povo.
A pequena Bianca, 8 anos, estava emocionada com o prêmio da categoria de 6 a 9 anos. Ela conta que a ideia de entrevistar o pároco de Cambará, Josemar, sobre os vendavais partiu da relevância que o assunto teve na comunidade, na região e na mídia.
- Vi muitas reportagens, fotos, pessoas comentando. Estou muito feliz por ter escolhido esse assunto. Acertei - ressaltou.
Emily, 13 anos, escreveu sobre o excesso de tecnologia e a falta de arte, de cultura.
- As pessoas só valorizam as coisas materiais. A proposta do texto é mobilizar os jovens a ler mais livros, estudar mais. Só assim teremos chances de mudar o mundo - diz Emily.
Cerca de 3 mil trabalhos foram enviados ao Pioneiro. Dezenas de escolas de Caxias e região incentivaram seus alunos a participarem. Os textos envolveram os mais variados assuntos. Entre eles, racismo, bullying, política, animais, meio ambiente, olimpíadas e trânsito. Uma prova de que os jovens de hoje estão atentos aos problemas do Brasil podem sim transformar o mundo. E para melhor.
Imprensa
Jornalista por um Dia premia 100 estudantes em Caxias do Sul
Alunos premiados no projeto do Pioneiro fizeram a festa na tarde desta sexta-feira no pátio do jornal
GZH faz parte do The Trust Project