A Polícia Civil deve concluir nesta sexta-feira o inquérito que investiga cinco homicídios em decorrência da disputa pelo tráfico de drogas entre duas quadrilhas no bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, em Caxias do Sul.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Durante operação no dia 2 de dezembro, oito homens foram presos - sete em Caxias e um em Sapucaia do Sul -, suspeitos de homicídios ou tentativas de homicídios. Sete prisões são preventivas e uma é temporária, válida por trinta dias. O inquérito deve esclarecer a participação deles em cada um dos crimes. Nesta quinta-feira, eles são ouvidos pela Delegacia de Homicídios.
- Mesmo que eles se mantenham em silêncio, a investigação tem elementos que comprovam a atuação deles - afirma o delegado Rodrigo Duarte.
Outros quatro homens estão foragidos, dois são os chefes dos grupos rivais, e outros dois são integrantes.
Duarte diz que a disputa dos últimos meses surgiu na brecha deixada pela morte de um traficante na Vila. A ausência de uma liderança forte despertou a cobiça de um grupo relativamente novato, mas com poder de fogo e ímpeto de vingança. Esse bando passou a desafiar uma quadrilha chefiada por um casal, com histórico mais antigo na bandidagem e igualmente violento.
Além da luta pelo controle da venda de drogas, as execuções e tentativas foram retaliações pessoais, com mais baixas no grupo comandado pelo casal de traficante.
Tal guerra trouxe instabilidade à comunidade, forçando muitos criminosos a migrar para outros bairros, de onde coordenaram os ataques mútuos.
OS PRESOS
Prisão preventiva:
João Carlos Ferreira dos Reis, 27 anos (em Sapucaia do Sul)
Maicon Luís da Silva Rodrigues, 30 anos
Fabiano da Silva de Godói, o Fabianinho, 26 anos
Paulo Giovani Giacomoni Pereira, o Dezenove, 26 anos
Jonathan Pereira Jesus, o Diou, 23 anos
Glaucemir Jorge Soares, o Camelo, 42 anos (já estava recolhido no presídio por porte ilegal de arma decorrente de outra ação da polícia)
Tiago Moraes Maciel, 20, o Sal
Prisão temporária
Um rapaz de 23 anos, cujo nome é preservado por ser temporária