A Epopeia, encontro que encerra o projeto Italianos da Serra neste domingo, em Farroupilha, reúne uma amostra das atividades desenvolvidas pelos veículos do Grupo RBS Caxias durante o ano: gastronomia, reconhecimento às contribuições comunitárias, entretenimento, resgate histórico e projeção de futuro. Na Praça Emancipação, em frente à prefeitura, haverá reunião de food trucks, apresentações de grupos folclóricos italianos e, como ponto alto, a exposição Epopeia Italiana, a partir das 9h. As atividades são gratuitas.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
A mostra sensorial e interativa está ambientada em três contêineres que fazem uma ligação óbvia com os navios - já que são transportados por eles - e sugerem uma visão contemporânea do assunto.
Logo na entrada, as cores evocam as nacionalidades italiana e brasileira, mesclando-se à naturalidade gaúcha, ao mesmo tempo em que visitantes são convidados a escrever seus sobrenomes ao lado dos primeiros imigrantes italianos que embarcaram no Porto de Gênova em 1875. Fotos antigas suspensas em painéis transparentes dão uma dimensão quase espiritual a essa parte do percurso.
- Pensamos em duas linhas: como o descendente de italianos se vê em uma releitura moderna da imigração e na mistura de etnias, na imigração como um tema contemporâneo - conta a artista Fabiane Zanol, uma das responsáveis pela mostra.
Na sequência, o visitante depara-se com uma ambientação com relógios, espelhos e folhetos, fazendo referência a todos os tipos de imigração - seja a italiana do século 19, seja a síria dos dias de hoje.
- Isso mostra como a história se repete. Os relógios e espelhos, onde as pessoas se veem fracionadas, fazem pensar em que tempo estamos? - explica o artista Tiago Siliprandi Giordani, outro idealizador da Epopeia.
Um vídeo-arte de 7 minutos ajuda a dimensionar a angústia e a incerteza dos imigrantes, bem como o trabalho árduo em terra brasileira. Nesse momento a epopeia é, de fato, expressa.
- Aqui se tem a sensação do partir e prosperar - dimensiona Giordani.
No último contêiner há uma homenagem ao trabalho, seja por meio do trigo, dos lambrequins, dos rolos de massa - dispostos como rodas de orações tibetanas - ou, com maior simbolismo, das mãos. O final da mostra faz referência aos elementos que forjaram o progresso da Serra, garantindo, da mesma forma, o futuro da região.
- Tive a sensação de estrar entregando esse trabalho aos meus avós, fazendo um retorno às origens - completa Giordani.
Italianos da Serra
Epopeia Italiana será realizada neste domingo, em Farroupilha
Encontro marca a última atividade do projeto desenvolvido pelo Grupo RBS Caxias
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project