No momento em que o mundo discute o valor e o futuro do jornalismo, o Grupo RBS tomou uma decisão estratégica sobre seu Propósito, que são as ideias, as crenças e a base de tudo o que faz. Junto de seus colaboradores, acionistas e públicos, a empresa reitera, por meio de uma campanha multimídia, que seu Propósito é produzir e difundir jornalismo e entretenimento que informem, inspirem e contribuam positivamente para a evolução das pessoas e da sociedade.
- É o momento de revalidar o que fazemos, o que nos motiva e direciona o nosso trabalho, que é produzir informação que transforma - disse Eduardo Sirotsky Melzer, presidente executivo do Grupo RBS, em encontro com jornalistas da empresa.
A partir desta sexta, uma ação institucional chama atenção para exemplos que enfatizam o valor de transformação do jornalismo e do entretenimento.
- As pessoas têm curiosidade sobre o nosso trabalho, que é mesmo cheio de emoções. Isso estará claro nessa ação - comenta Cristina Ranzolin, apresentadora da RBS TV.
- Informar, entreter e emocionar é a nossa vida. Acordamos todos os dias para isso - completa o comunicador da Rádio Atlântida Alexandre Fetter.
A ação relembrará a cobertura que o Diário Gaúcho fez sobre o Hospital da Restinga. Esperado desde os anos 1970, o local abriu as portas em junho de 2014, preenchendo uma lacuna para mais de 110 mil pessoas. A construção do hospital se tornou bandeira do DG em 2007. De lá para cá, o jornal acompanhou todos os passos até a sua conclusão - foram publicadas pelo menos 116 matérias sobre o tema até 2014. E segue acompanhando. Conforme revelou o Diário Gaúcho, um ano depois da inauguração, o hospital não contava ainda com todos os serviços.
- Temos convicção de que nossa responsabilidade aumentou com o avanço das redes sociais e que informação de qualidade não nasce de geração espontânea: é preciso investir - reitera a colunista Rosane de Oliveira.
Mas as transformações provocadas pela informação ocorrem também no âmbito individual. É o caso da reportagem Últimos Desejos, assinada pela repórter Larissa Roso, com imagens do fotógrafo Júlio Cordeiro e publicada em Zero Hora em 5 de julho deste ano. Após frequentar o Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre por um ano, Larissa retratou o que desejam pacientes sem chance de cura. A repórter contou a história de João Batista, que sonhava em reencontrar o pai, desejo realizado e acompanhado pela dupla de jornalistas. A reportagem tocou muitos leitores. Entre eles, Gabriela Dotto, que havia perdido a mãe semanas antes de ler a reportagem.
- O jornalismo exercido com liberdade e responsabilidade é um dos sustentáculos das democracias. Jamais perder essa condição é uma garantia para o desenvolvimento das sociedades democráticas contemporâneas - reforça Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Administração e do Comitê Editorial do Grupo RBS.
Antônio Carlos Macedo, apresentador da Rádio Gaúcha, acredita que o conhecimento e a sensibilidade do jornalista são essenciais para a sociedade:
- Nunca tivemos tanta tecnologia à disposição. Mas comunicação transformadora depende da ação de seres humanos.
Site conta com material especial
Além da campanha, o site da campanha será atualizado com exemplos de jornalismo e entretenimento. É possível acessar histórias que mudaram comunidades. Entre elas, a que uniu Tatiana Solonca, 35 anos, e João Vitor Loch, cinco. Faltava um fígado sadio para João Vitor, e sobrava solidariedade em Tatiana. Foi assim que ela emagreceu 28 quilos para então poder salvar a vida do menino. Inspiração, transformação, compaixão. Esses foram os ingredientes dessa reportagem assinada por Laine Valgas, Gabriela Wolff e Kíria Meurer e veiculada em Santa Catarina.
- Por trás de cada linha publicada, cada microfone ligado e cada câmera aberta, há um profissional vocacionado, apaixonado pelo que faz. Essa é a base do nosso Propósito - finaliza Eduardo.
O lançamento
A campanha Informar é Transformar é construída a partir de reportagens que
marcaram. São histórias reais, contadas por jornalistas do Grupo RBS e que, ao tocarem leitores, telespectadores e ouvintes, ajudaram a mudar algo. A campanha reforça o posicionamento da empresa de fazer jornalismo e entretenimento que inspiram e transformam. Confira algumas peças que serão veiculadas nos veículos do Grupo RBS a partir de hoje:
Na TV
Com direção de Flavia Moraes, diretora-geral de Inovação e Linguagem do Grupo RBS, o filme produzido para a TV mostra, a partir de imagens marcantes, notícias que ajudaram a transformar histórias.
- O filme pretende trazer emoção e humanidade à atividade jornalística - diz Flavia.
No rádio
As peças veiculadas no rádio chamam a atenção para importantes coberturas, como a que mapeou o preço da gasolina nos postos da Capital.
Na internet
Para conectar ainda mais as pessoas ao Propósito foi criado um site especial (informaretransformar.com.br) com conteúdo multimídia.
No jornal
O que você sentiria ao saber da história de imigrantes em busca de uma vida melhor? Questões como essa, trazidas à discussão por meio do jornalismo, aparecerão nas peças.
Nós acreditamos que uma sociedade bem informada é capaz de transformar positivamente a realidade. Informar significa oferecer aos cidadãos a oportunidade de fazer escolhas.
Eduardo Sirotsky Melzer
Presidente do Grupo RBS
O Propósito fortalece o compromisso do Grupo RBS através das suas pessoas, na continuidade da produção de jornalismo responsável, diferenciado, único, de qualidade e de grande impacto para o público. É ele que garantirá a sustentabilidade da empresa de comunicação no futuro.
Nelson Sirotsky
Presidente do Conselho de Administração e do Comitê
Editorial do Grupo RBS
Somente através da livre expressão e da circulação de ideias, da busca e difusão de informações, da possibilidade de indagar e questionar, de expor e reagir, de coincidir e divergir, de dialogar e confrontar, de publicar e transmitir, é possível manter uma sociedade livre.
Jayme Sirotsky
Presidente emérito do Grupo RBS
Informar para transformar
RBS reforça crença no jornalismo de qualidade
No momento em que o mundo discute o valor e o futuro do jornalismo, a empresa tomou uma decisão estratégica sobre seu Propósito
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